Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Entenda o que é a sigla ESG e sua importância na empresa


Entenda o que é a sigla ESG e sua importância na empresa

Uma das siglas que ganharam destaque em 2020, o ESG veio para ficar. Ela vem do inglês, Environmental, Social and Governance, ou Meio-ambiente, Social e Governança, e diz respeito a uma série de ações implementadas nos negócios com foco em crescimento sustentável.

Uma das aplicações mais comuns no mercado é para categorizar ativos comercializados na Bolsa de Valores. Durante a eclosão da crise econômica mundial pela pandemia Covid-19, os ativos da categoria ESG apresentaram uma boa performance mesmo com o cenário desfavorável. Impressionante, não é verdade? Neste post, você confere os principais aspectos do ESG. Aproveite a leitura!

Qual a importância do conceito de ESG?

Pelo bom desempenho dos ativos ESG em um contexto de desaceleração econômica mundial, fica nítido que é um conceito de extrema relevância para o mercado. Hoje, existe um movimento muito forte de consolidação e aceleração de ações com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade. A seguir, entenda como o posicionamento ESG impacta o seu negócio.

Atração de investidores

Se a sua empresa está pensando em atuar no mercado de capital aberto ou já negocia ações na Bolsa de Valores, deve redobrar a atenção com o posicionamento. A boa performance dos ativos ESG mostra que as organizações reconhecidas pela sua gestão sustentável apresentam melhor resposta de qualidade de tomadas de decisões em cenários de crise generalizada.

A consequência disso é que as ações dessas empresas valorizam e, mesmo com o crescimento do preço, seguem atraindo mais investidores. Isso é um ponto muito positivo, porque permite que o negócio amplie mais o seu espaço de atuação e relevância.

Competitividade no mercado

Hoje, o perfil do consumidor mudou. Ele está cada vez mais exigente na hora de escolher um produto ou solução. Uma das frentes como critério para a tomada de decisão na hora da compra é se a empresa é sustentável. Nesse sentido, as marcas que não assumem esse posicionamento de crescimento estão perdendo espaço.

O desenvolvimento sustentável acontece em diversas esferas e camadas da sua operação. Para você entender melhor, vamos a dois exemplos:

  1. uma empresa de locação de veículos, ao incentivar e garantir o abastecimento com etanol, está oferecendo o produto e reduzindo os impactos no ambiente;
  2. uma marca de cosméticos e/ou medicamentos que oferece soluções de tecnologia de ponta sem testes em animais ou insumos de origem animal assume seu compromisso com o meio ambiente.

Governança Corporativa

Diz respeito ao conjunto de tomadas de decisões para o crescimento sustentável do negócio. Para as empresas com ações comercializadas na Bolsa, o seu Conselho da Administração e o CEO têm papel crucial na governança.

A escolha dos membros do Conselho e do presidente reflete diretamente na qualidade das decisões estratégicas do negócio. Por isso, é fundamental que essas posições sejam compostas por profissionais capacitados, que tenham experiência em gestão estratégia.

Como desenvolver ações com foco no ESG?

O primeiro passo é implementar uma mudança na cultura do seu negócio. Por isso, rever o seu quadro de valores deve ser uma prioridade para que a sua estratégia seja cascateada para todos os seus colaboradores.

É necessário criar um plano de ação de Comunicação Interna e Employer Branding para realizar a “transfusão” da cultura para os talentos do negócio. Mapeie seus pontos de interação com o colaborador, faça campanhas criativas e tenha um canal para receber feedback.

A seguir, veja quais são as boas práticas que você deve assumir como um rito em seu empreendimento para consolidar as ações ESG.

Diagnóstico do negócio

Você deve realizar o diagnóstico do seu negócio pelo menos uma vez ao ano. Para as empresas com capital aberto, isso já é uma rotina, sendo a frequência de quatro vezes ao ano nos momentos em que acontece o fechamento de cada trimestre de resultados. O processo de diagnóstico deve ir além do faturamento e dos custos, mostrando quais as oportunidades de otimizar processos com foco no ESG.

Planejamento estratégico

É o momento em que os gestores definem quais as metas do próximo período. Além disso, é no planejamento que há a diretriz de quais ações serão feitas e como para alcançar o resultado esperado. É essencial que os tomadores de decisão estejam por dentro do que está acontecendo no mercado. Somente assim o planejamento estratégico será preciso.

Relatório de Sustentabilidade

Trata-se de um documento que pode ser feito por qualquer empresa. Para as de capital aberto, ele se tornou um item obrigatório na divulgação de resultados para os investidores. Esse material mostra quais foram as ações implementadas com foco no ESG e quais os seus impactos na operação do negócio.

Como mensurar resultados com foco no ESG?

Não existe fórmula mágica: é preciso ter ferramentas precisas para o controle da operação. Somente com os dispositivos certos será possível coletar os dados e trabalhá-los corretamente. Por isso, orientamos que, como parte do crescimento sustentável do seu negócio, você invista na transformação digital da empresa.

O tratamento de dados deve ser uma das frentes mais importantes para quem quer conquistar resultados exponenciais. A partir da cultura data driven, os indicadores de desempenho são melhor trabalhados para o alcance das metas. As ações para mensurar os resultados ESG são:

  • investimento em ferramentas de gestão de dados;
  • definição das metas do negócio;
  • criação e controle de indicadores de desempenho;
  • comparação com os resultados do período anterior às ações ESG.

Para encontrar a eficácia de uma tomada de decisão, é importante ter dados das ações anteriores a fim de identificar o impacto delas. Por isso, as boas práticas de gestão dos dados da sua operação devem estar em todas as camadas do negócio.

Ainda é importante frisar que isso precisa acontecer mesmo que uma área específica ainda não tenha um plano de ação para otimização com foco no ESG. Com as nossas dicas, a sua empresa vai alcançar o desempenho sustentável. Lembre-se de que a busca por melhorias deve ser contínua.

Então, gostou da leitura deste post? Esperamos que este artigo tenha sido útil para você levar o mindset ESG para o seu negócio. Se você quiser saber mais sobre gestão estratégica, aproveite e confira nosso post sobre reestruturação de empresas.