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Política de crédito: entenda como e o porquê tê-la no seu negócio!
26 de julho de 2021Tempo de leitura: 6 minCategoria: Mercado
Toda a operação de crédito tem um risco embutido: há sempre a possibilidade de não receber de volta os valores concedidos. Logo, é essencial tomar todos os cuidados para reduzir essa chance risco, ainda mais em cenários de inadimplência em alta. Sem isso, a empresa pode sofrer desfalques consideráveis no seu faturamento e ver o seu fluxo de caixa comprometido.
Nessas horas, contar com uma política de crédito estruturada evita que sejam liberados recursos para quem, lá na frente, não vai ser capaz de honrá-los conforme combinado. Por isso, neste conteúdo, vamos reforçar a sua importância, explicar como ela pode ser implementada e descrever as suas principais vantagens. Então, não hesite em prosseguir com a leitura.
O que é a política de crédito?
De forma simplificada, é possível definir a política de crédito como o conjunto de regras que especifica quais são os critérios de análise adotados para que uma empresa conceda ou negue a liberação de crédito a determinado cliente.
Por levarem em conta as especificidades de cada negócio, as políticas de crédito mudam em cada empresa. Ou seja, elas podem ser mais ou menos restritivas, a partir do risco que a companhia está disposta a assumir na hora de contar com determinado consumidor na sua carteira de clientes.
Além disso, ela pode variar com a situação da economia ou com o momento do mercado. Portanto, nenhuma política de crédito é fixa e imutável. Numa situação hipotética, uma empresa com problemas de caixa pode tornar as suas normas de análise mais rígidas na tentativa de reduzir a inadimplência.
No sentido oposto, uma empresa interessada em aumentar o seu volume de vendas pode afrouxar as regras de avaliação para conceder crédito, desde que ela tenha margem para isso. Dessa forma, a tendência é que a quantidade de negócios fechados cresça.
Quais as vantagens de contar com uma política de crédito?
Estabelecer uma política de crédito é muitas vezes um processo trabalhoso e cujo ajuste é bastante complexo. Então, essa tarefa nunca deve ser vista como uma questão menor por quem administra um negócio. Ao fazer isso, o administrador abrirá mão de uma série de vantagens, como mostramos nos tópicos a seguir.
Menor exposição ao risco
Como já destacamos, toda a operação de crédito tem um risco inerente. A questão é que eles podem ser maiores ou menores e é preciso entender quais deles a empresa está disposta a aceitar na hora de fazer uma venda a prazo.
A partir disso, é possível estabelecer diretrizes mais ou menos criteriosas para reduzir a exposição ao risco e liberar as operações somente quando o perfil do consumidor for condizente com o determinado pelas normas detalhadas na política de crédito.
Redução da inadimplência
A política de crédito também permite atacar a taxa de inadimplência. Se ela está alta demais, pode ser um sinal de que há algo de errado com a forma como você analisa o cadastro dos seus clientes.
Embora seja impossível zerar a inadimplência, uma política de crédito bem ajustada tem o potencial de disciplinar a taxa de crédito e enquadrá-la em parâmetros aceitáveis, sem comprometer o caixa do negócio e aumentando a lucratividade de cada operação.
Alinhamento de processos
A falta de critério na hora de conceder crédito pode ser um problema e tanto. Além de aumentar o risco de calote, tal prática pode bagunçar todo o processo, tornando-o lento e confuso.
Sem uma política de crédito, clientes com perfis variados podem ter resultados diferentes após a avaliação cadastral, o que nunca é recomendável. Com isso, adotar tais diretrizes ajuda também a alinhar todos os procedimentos realizados para seguirem sempre dentro do esperado.
Vendas qualificadas
Se bem desenhada, a política de crédito favorece que seu negócio realize vendas para clientes de perfis mais qualificados, alinhados com as expectativas da empresa, além de aumentar o potencial de captação de novos consumidores.
Redução de custos operacionais
O aumento da taxa de inadimplência também eleva os custos operacionais, já que agir para recuperar o crédito demandará uma série de ações para encontrar e contatar o devedor na tentativa de negociar o pagamento.
Como implementar uma política de crédito?
Agora que você conhece as vantagens da política de crédito, conheça as principais etapas para sua implementação correta.
Entenda as diretrizes do seu negócio
A política de crédito deve ser condizente com o seu negócio. Pense, por exemplo, se ela deve priorizar uma concessão mais liberada e uma cobrança mais rígida ou vice-versa. Além disso, pondere sempre como dados como score de crédito e cadastro positivo serão considerados.
Conheça os Cs do crédito
O Cs do crédito são uma espécie de metodologia de análise de crédito que considera 5 aspectos do perfil do consumidor. Como o próprio nome indica, todos eles começam com a letra C:
capacidade: diz respeito às condições de pagamento do cliente;
caráter: trata da propensão de não pagar;
condições: variam de acordo com a condição do mercado;
capital: considera a situação financeira do cliente;
colateral: leva em conta as possíveis garantias oferecidas.
Defina o processo de cobrança
É preciso também estabelecer como será feita a cobrança. Entre vários pontos, é preciso estabelecer se haverá desconto em caso de pagamento antecipado e após quantos dias o cliente será contatado se atrasar o seu compromisso.
Mantenha os dados dos consumidores atualizados
Para que a análise de crédito seja precisa e condizente com a política estabelecida, deve-se ter a garantia de que os dados analisados estão atualizados. Além disso, respeite a legislação a respeito desse tópico, que é bastante sensível. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor, então sua empresa precisa respeitar a forma como lida com as informações dos consumidores.
Capacite a equipe
As políticas de crédito devem ser difundidas entre toda a equipe responsável pela avaliação dos consumidores. Esses profissionais devem ser capacitados para aplicá-la e saber da sua importância, inclusive para facilitar a identificação de potenciais bons clientes e a retenção deles, o que pode se converter no crescimento das vendas.
Se chegou até aqui, você teve um panorama sobre o que é e como funciona a política de crédito. Se já adotava essa diretriz, vale reforçar a importância de reavaliá-la sempre, de acordo com circunstâncias e tendências de mercado. Ademais, integre essas normas ao seu planejamento financeiro do negócio, garantindo que ele mantenha as condições para se desenvolver de forma sustentável.
Quer dicas para acertar no planejamento financeiro? Então, confira algumas recomendações para não errar na hora de desenvolvê-lo.
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