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O que é relatório de inadimplência e por que acompanhá-lo na empresa?
28 de setembro de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Comunicação
Uma das maiores preocupações para uma empresa é a possibilidade de não receber por suas vendas. Isso é mais comum do que parece, sendo impossível evitar em muitos casos. A melhor saída seria controlar esses índices de clientes que não pagam, e é aí que entra o relatório de inadimplência.
Como parte das ferramentas para o controle financeiro, ele faz uma enorme diferença na relação entre o consumidor e a empresa ao determinar comportamentos e funcionar como material para a elaboração de estratégias. Por isso, neste texto, vamos explicar o que ele é e como fazê-lo. Confira!
O que é um relatório de inadimplência?
Trata-se de um documento com dados relacionados às vendas, aos clientes e às contas a receber que tem foco em categorizar quais são os maiores devedores e os maiores pagantes. Além disso, pode conter informações a respeito do comportamento financeiro dos consumidores, por exemplo se eles têm o nome limpo, qual é o número de score, cadastro positivo e como são avaliados pelos bancos.
Qual é a importância de acompanhá-lo?
Em um primeiro momento, eles são importantes ferramentas para conhecer os seus clientes e analisar qual é o nível ideal de confiança que a empresa pode depositar neles, o que auxilia na manutenção dos riscos de retorno das vendas e em como isso afetará o capital de giro e as operações.
Outro ponto é que os dados coletados são um material essencial para a tomada de decisão dos gestores e para garantir melhores bases para as estratégias futuras. Além disso, ajudam no controle financeiro e na implementação de iniciativas mais efetivas.
Quais são as suas vantagens?
Ficou claro que esse é um tipo de relatório fundamental para o equilíbrio financeiro do negócio. Porém, além de ajudar a entender os comportamentos dos clientes e em quem confiar, essa é uma ferramenta que proporciona alguns benefícios para a gestão, como:
permite a criação de uma política de crédito, já que é possível determinar critérios de acordo com o comportamento de cada cliente;
tem informações corretas sobre o desempenho do negócio, portanto garante um melhor poder de decisão e até a utilização desses dados para construir cenários e se prevenir quanto ao retorno financeiro;
fornece os pontos fracos da empresa, visto que dá acesso ao número de inadimplentes e ao padrão de comportamento. Isso é fundamental para que uma autoavaliação da gestão e para perceber o que está fazendo de errado, além de saber qual é o limite para disponibilizar vendas parceladas.
Como realizar esse relatório?
Até aqui, mostramos por que esse relatório é muito importante para qualquer negócio, contudo fazê-lo exige que a empresa modifique processos e algumas prioridades. Por isso, as dicas que vamos dar a seguir têm o intuito de simplificar a elaboração dessa importante ferramenta. Confira como fazer o seu relatório de inadimplência!
Reúna as informações
O primeiro passo para qualquer relatório é a coleta de dados. Como esse processo é bastante trabalhoso, aconselhamos o uso de ferramentas de gestão para automatizar essa etapa.
O importante é pegar dados relacionados ao comportamento de compra de clientes, principalmente voltados ao pagamento, como o tempo que eles demoram para pagar, se utilizam débito ou crédito, se parcelam com frequência, se há atrasos, além de qual é o seu histórico perante as instituições de avaliação financeira, como Serasa ou SPC.
Defina metas
Com as informações em mãos, agora é hora de determinar quais serão os objetivos. Como se trata de inadimplência, a principal meta é evidentemente diminuir o nível dessa métrica no negócio.
No entanto, além disso, é possível determinar algumas finalidades mais específicas, por exemplo reter mais os clientes que são bons pagantes, diminuir o número de benefícios para aqueles que não cumprem as obrigações, determinar limites de valores dos débitos etc.
Separe por categorias de riscos
Uma parte importante da elaboração desse relatório está na possibilidade de categorizar os clientes de acordo com o comportamento. Essa organização é crucial para que a empresa elabore estratégias mais personalizadas.
Ela consiste basicamente em pegar todos os consumidores e dividi-los conforme o risco que eles proporcionam para a companhia. A classificação pode ser de A até E, sendo que a primeira letra corresponde aos indivíduos que significam um risco baixo, enquanto a segunda é para aqueles que representam um risco alto. Essa é uma boa hora para utilizar os limites de valores do tópico anterior para ajudar a definir a distribuição.
Use um software
De fato, é muito difícil juntar os dados, organizá-los e distribuí-los de uma maneira compreensível sem a utilização da tecnologia. Como falamos no início, para a captura, o uso de software é o ideal, principalmente aqueles voltados à gestão que coletam dados em tempo real, registram e os traduzem em dados relevantes à tomada de decisão.
O interessante é que a ferramenta escolhida tenha uma interface facilitada e que gere relatórios rapidamente. Além disso, as informações devem estar ao alcance de toda a equipe.
Terceirize o setor de cobrança
É evidente que, para um melhor resultado quando o assunto são vendas e, especificamente, cobrança, uma equipe experiente é o ideal. Contudo, nem sempre a companhia tem essa estrutura. Além de levar anos, ainda será preciso investir em ferramentas para esse trabalho.
A terceirização desse setor é uma das melhores formas de unir tanto profissionais competentes como ferramentas atualizadas. Isto porque se trata de um setor delicado para qualquer empresa, o que demanda um investimento cuidadoso.
Pense que. em um atendimento, uma palavra fora do lugar prejudica o negócio para sempre. Além disso, no caso da elaboração de um relatório de inadimplência, uma terceirizada fornece dados mais precisos e, até, elabora os documentos para facilitar a rotina da gestão.
Até agora, falamos sobre a importância do relatório de inadimplência e como fazê-lo. Destacamos o quanto é fundamental contar com profissionais especializados e softwares atualizados para extrair o melhor desse documento. Uma das formas é contratando uma terceirizada como a Global Estratégias Financeiras.
Temos como principais diretrizes juntar tecnologia, estratégia, segurança de dados e compliance para fornecer o melhor quando o assunto é cobrança. Ficou interessado? Então, conheça mais sobre os nossos serviços!
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