A terceirização da cobrança é uma estratégia inteligente para negócios que buscam otimizar seus processos de cobrança sem sobrecarregar suas equipes internas. Com a ajuda de empresas especializadas, é possível melhorar a eficiência na recuperação de crédito, reduzir custos operacionais e focar em atividades mais estratégicas.
Continue a leitura e entenda como a terceirização pode ser uma solução vantajosa para sua empresa. Você vai conferir:
- o que é a terceirização da cobrança e como ela pode ajudar a sua empresa;
- quais são os benefícios da terceirização da cobrança;
- como escolher uma empresa de cobrança terceirizada.
O que é a terceirização da cobrança e como ela pode ajudar a sua empresa?
A terceirização da cobrança é um processo adotado por quem deseja e precisa contar com a experiência de uma empresa especializada neste tipo de serviço. Essa solução se torna ainda mais interessante quando é preciso lidar com altos índices de inadimplência e, obtendo mais agilidade na gestão de recebíveis.
Sendo assim, em vez de manter um setor inteiro dedicado a essa tarefa, o que demanda tempo, recursos e uma grande estrutura, é possível contar com profissionais especializados, que utilizam métodos eficientes e ferramentas tecnológicas adequadas.
Com isso, os processos de cobrança se tornam rápidos e eficientes, e os funcionários poderão direcionar seu tempo e esforço para outras atividades que têm grande valor e potencial de crescimento para o negócio.
Quais são os benefícios da terceirização da cobrança?
Agora que você sabe o que o termo significa, conheça suas vantagens:
Redução de custos operacionais
A terceirização da cobrança elimina a necessidade de manter uma equipe interna apenas para realizar cobranças, o que resulta em economias significativas para as empresas. A redução de encargos e custos com treinamento permite ajustar estratégias e ações, otimizando recursos internos e direcionando esforços para outras áreas e atividades.
Além disso, manter um time especializado exige investimento contínuo em capacitação, atualização sobre legislações e aquisição de ferramentas adequadas, o que pode aumentar os gastos e afetar a saúde financeira da empresa, especialmente no caso de empresas de pequeno porte.
As empresas de cobrança terceirizada já contam com infraestrutura e ferramentas tecnológicas adequadas, o que permite economizar recursos que seriam gastos na implementação de sistemas, treinamento e contratação de profissionais.
Aumento na eficiência de recuperação de crédito
A recuperação de crédito é um dos principais desafios enfrentados por negócios que lidam com a inadimplência dos clientes, e a terceirização da cobrança surge como solução para otimizar o processo de gestão de recebíveis e fazer com que sua empresa tenha mais liquidez e facilidade para receber pagamentos em atraso.
Um exemplo disso é o uso de um CRM de cobrança que pode ser integrado a outros sistemas, além de centralizar as informações sobre o histórico do consumidor e os pagamentos em atraso.
Esse tipo de ferramenta de gestão do relacionamento com os clientes organiza e armazena dados em um único local. Sempre que necessário, é só consultar as informações desejadas no software.
Manutenção do foco no core business da empresa
O core business se refere à atividade principal de um negócio, isto é, aquilo que ele sabe fazer de melhor. Para conhecê-lo, questione:
- Qual ação é o principal diferencial da sua empresa?
- O que faz com que seus clientes venham te procurar?
Com a resposta a estes questionamentos, você poderá saber exatamente qual é o core business da sua organização. Ao concentrar esforços nele, a empresa potencializa seus resultados, melhora a competitividade e direciona recursos para crescer de forma sustentável e duradoura.
Delegação de tarefas para um parceiro especializado
Outra vantagem da terceirização da cobrança é que o serviço de gestão de recebíveis pode ser personalizado de acordo com o que for mais importante para a sua empresa. Isso significa que você e sua equipe poderão se reunir com a empresa escolhida a fim de analisar quais são as tarefas que devem ser delegadas.
Como escolher uma empresa de cobrança terceirizada?
A terceirização da cobrança é uma decisão importante para quem deseja aumentar a taxa de recuperação de crédito e diminuir a inadimplência. Ao escolher uma empresa para fazer parte do seu dia a dia, é preciso levar alguns fatores em consideração a fim de garantir que a parceria seja benéfica:
- reputação e experiência no mercado;
- experiência no seu setor de atuação;
- tecnologia e ferramentas utilizadas;
- metodologia de cobrança empregada;
- transparência e relatórios;
- taxas e custos;
- personalização da abordagem;
- compliance e conformidade;
- custo-benefício;
- apoio jurídico e soluções extrajudiciais.
Leia também: O que é dívida ativa e como regularizar os débitos dos seus clientes?
Agora que você sabe o que é a terceirização da cobrança e conhece sua importância, aproveite para conhecer as melhores soluções para evitar a inadimplência: confira os benefícios da cobrança preventiva!