Digitalização da Área de Cobranças: Vantagens e Benefícios para Sua Empresa

Digitalização da Área de Cobranças: Vantagens e Benefícios para Sua Empresa

Uma pesquisa recente realizada pela Progress identificou que há um censo de urgência entre os executivos de empresas para digitalizarem suas estruturas de negócio: 86% dos entrevistados têm a sensação de que, se não embarcarem na “onda digital” nos próximos dois anos estarão sujeitos a perdas financeiras. Os benefícios que...

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Uma pesquisa recente realizada pela Progress identificou que há um censo de urgência entre os executivos de empresas para digitalizarem suas estruturas de negócio: 86% dos entrevistados têm a sensação de que, se não embarcarem na “onda digital” nos próximos dois anos estarão sujeitos a perdas financeiras. Os benefícios que a tecnologia pode proporcionar às organizações são indícios de que esta percepção está correta: para se manter competitivo, é preciso se render ao digital.

Sem dúvida, todos os departamentos de uma empresa podem se beneficiar com a implantação de soluções de tecnologia. Na área de cobrança, especificamente, as vantagens vão desde a eliminação de custos com a impressão de boletos físicos até maior agilidade, economia e segurança nas transações, gerando mais eficiência nos processos do dia a dia e na gestão e, consequentemente, maior competitividade.

Dentre os principais benefícios que a digitalização da área de cobrança pode trazer, a gestão eletrônica de boletos é um dos mais relevantes. Por meio de uma solução específica, é possível substituir o processo de manuseio e transporte de títulos físicos pela emissão dos eletrônicos. Além de gerar economia, por conta da redução de custos com impressão e postagem, é possível reduzir ainda o trabalho operacional da área e diminuir as despesas cartoriais para protestos. Outra vantagem é a agilidade que se ganha na emissão, re-emissão e recálculo de boletos, eliminando os riscos potenciais do processo manual e otimizando o tempo dos profissionais do departamento.

A visualização das contas a receber em uma tela única é outro diferencial que um sistema pode trazer à área de cobrança, permitindo a centralização dos dados de recebíveis e o acesso facilitado a relatórios. Por exemplo, em casos em que é necessário realizar uma antecipação de recebíveis para melhorar o fluxo de caixa, ter rapidamente as informações dos valores contribui para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. O benefício pode ser percebido também no relacionamento direto com os clientes: a consulta rápida aos dados gera mais qualidade e eficiência na relação com os consumidores em caso de dúvidas ou questionamentos.

Investir em tecnologia é uma das maneiras mais eficazes de acelerar o crescimento de seu negócio. Um estudo do IDG Research demonstrou que empresas que usam sistemas de gestão empresarial têm crescimento 35% mais rápido e produtividade 10% maior do que as que não possuem soluções deste tipo. E, uma vez que a área de cobrança lida diretamente com o fluxo de caixa das organizações, fazer investimentos específicos para sua operação é ainda mais crítico.

Conteúdo extraído do Blog Televendas & Cobrança.

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