As inteligências artificiais chegaram para somar em diversas áreas, e o setor financeiro tem grandes oportunidades para alavancar seus resultados com essa tecnologia. Mas o que já está disponível? Quais são as principais ferramentas de IA para o setor financeiro? Neste artigo, vamos contar para você.
Principais aplicações da IA no setor financeiro
As aplicações da IA no setor financeiro abrem portas para muitas possibilidades. Com ela, é possível automatizar processos, mitigar erros, melhorar a experiência do clientes com atendimentos assertivos e ágeis, obter insights e previsões para a tomada de decisões, redução do risco de fraude e muito mais.
São inúmeras possibilidades e já existem muitas ferramentas disponíveis no mercado. Mas é importante lembrar que, antes de mais nada, o equilíbrio entre a inteligência artificial e a humana deve ser mantido. Por isso, precisa estar claro para as organizações onde a atuação humana é indispensável e também investir constantemente em capacitação para que as equipes acompanhem as inovações.
Continue lendo e confira 5 tecnologias de IA no setor financeiro que você precisa conhecer.
Topaz Open
Resultado da parceria entre Topaz e IBM, a plataforma de IA avançada para o setor financeiro utiliza tecnologias para a otimização de processos bancários. O Topaz Open foi desenvolvido utilizando o conceito de “Empathetic Banking”, ou banco empático, onde as ferramentas são capazes de interpretar as emoções dos clientes.
E além das funcionalidades que melhoram a experiência do cliente, o uso dessa IA no setor financeiro também inclui soluções de automação para tarefas repetitivas e complexas, como verificação de identidade e análise de transações, que economizam tempo e reduzem erros humanos.
A Topaz Open também oferece a análise preditiva e insights acionáveis, onde ela ajuda a mitigar riscos de crédito e detectar possíveis fraudes, promovendo a segurança e conformidade com regulamentações do setor.
Kensho
Outra tecnologia de IA bastante presente nas operações do setor financeiro é o Kensho, da S&P Global, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida para realizar análises preditivas em grande escala sobre dados financeiros.
Utilizada por grandes instituições financeiras e investidores, o Kensho transforma enormes volumes de dados complexos em insights acionáveis e precisos, permitindo uma tomada de decisão informada e ágil. A plataforma é capaz de monitorar e interpretar fatores econômicos, indicadores de mercado e até eventos geopolíticos que podem impactar os investimentos.
Darktrace Antigena
A Darktrace Antigena é uma solução de cibersegurança baseada em inteligência artificial que atua na detecção e resposta de ameaças em tempo real, protegendo dados sensíveis e transações de instituições financeiras.
O uso da IA no setor financeiro se diferencia, neste caso, por conta da sua capacidade de atuar de forma autônoma. Com a Darktrace, todo o processo acontece de forma automatizada, onde a IA aprende os padrões de comportamento e entra em ação assim que detectar qualquer anomalia.
Ao proteger o setor financeiro de ameaças internas e externas, a Darktrace garante a integridade das operações e a conformidade com as regulamentações de segurança de dados, mitigando os riscos cibernéticos para os bancos e seus clientes.
FICO Falcon
A Falcon, da FICO, também é uma IA focada na prevenção de fraudes em instituições financeiras. A solução usa técnicas avançadas de IA e machine learning para detectar e bloquear fraudes antes que elas ocorram, oferecendo proteção contra fraudes de cartão de crédito, transferências bancárias fraudulentas e outras ameaças financeiras.
A Falcon também melhora a experiência do cliente. Por reconhecer padrões de comportamento e fazer uma análise completa dos dados das operações rapidamente, assegura que transações legítimas não sejam bloqueadas erroneamente.
A tecnologia apresenta perfil proativo, aprendendo e se adaptando o tempo todo a novos tipos de ameaças, reduzindo as perdas da instituição e aumentando a segurança dos clientes.
IA Assistente da Global
A IA Assistente da Global atua em todos os contatos de vendas e negociações, oferecendo suporte aos operadores e garantindo uma experiência personalizada aos clientes.
Ela é capaz de fazer o reconhecimento de sentimentos e, com isso, sugere as melhores abordagens para cada momento do contato. A IA Assistente também atua na transcrição de áudios e identificação de contexto, auxiliando o operador na tomada de decisões e garantindo maior assertividade em cada atendimento.
E além da IA Assistente, a Global está trabalhando nos testes e aprimoramentos de uma nova inteligência artificial que une a eficiência de um robô com a personalização do atendimento.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Global para mais conteúdos como esse!