Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Compliance: o que o programa de integridade trouxe para a Global?


Compliance: o que o programa de integridade trouxe para a Global?

A Global é uma empresa em constante crescimento e evolução, e tem sua credibilidade e transparência como alguns dos alicerces em seus negócios. Logo, a implantação de um programa de Compliance e tudo que ele representa faz se necessário para que essas práticas sejam estendidas à toda a cadeia de relacionamento.

Compliance significa estar de acordo com Regulamento Jurídico vigente, normas e procedimentos externos e internos da empresa. No ambiente corporativo remete a conformidade ou até mesmo a integridade corporativa. O Compliance ou Programa de integridade é um conjunto de medidas e procedimentos cujo objetivo é  evitar, detectar e mitigar ocorrência de irregularidades. 

Confira neste conteúdo como foi a implementação do Programa de integridade e em quais ações resultou. Boa leitura!

Como teve início o Programa de Compliance na Global?

Para que um programa de Compliance tenha sucesso, é necessário o comprometimento da alta direção. Nós da Global iniciamos este desafio no ano de 2019, quando participamos do programa Jornada Integra realizado pela Alliance for Integrity e encerrou sua participação com certificação Diamante.

Após conhecer as necessidades e principais pilares de um Programa de Compliance, e entender o seu papel como propagador de boas práticas, traçamos nossos objetivos estratégicos de compliance para 2020, e a principal entrega é o Código de Conduta e Ética. 

Código de Conduta e Ética

Redigido, revisado e homologado por nosso grupo de executivos multidisciplinar, tivemos imensa alegria em lançar no dia 17/11/2020 o primeiro Código de Conduta e Ética do grupo Global. Que além de representar nosso jeito de agir em todas as esferas de relacionamentos (stakeholder), terá efeito multiplicador para com os públicos que atuamos.

Canal de Denúncias

Também colocamos a disposição dos nossos colaboradores e públicos externos um canal de denúncias, independente, seguro e que garante anonimato. O canal de denúncias é um instrumental eficiente na prevenção, identificação e combate a fraudes, irregularidades, práticas antiéticas e condutas inadequadas. Todas as denúncias passam pelo Comitê de Ética que será responsável por receber as denúncias, instaurar processos de averiguação de fatos de descumprimento de leis e normas internas, sugerir medidas, definir e acompanhar melhorias apontadas durante o processo, entre outras atribuições.

Desafios

Para 2021, temos desafios de reciclagem e implementação de Políticas e Processo, como a Gestão de Riscos. Ainda há muito há ser feito  e nosso caminho é longo, e por ora o desafio das nossas lideranças é manter o código de conduta vivo, de modo que ele reflita o nosso jeito de ser e agir. Tendo sempre em mente que Compliance, é muito mais que um conceito, é uma prática diária, e sempre há oportunidade de exercitá-la novamente.

Mirian Cidral
Gerente Financeira