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Entenda 6 sinais da urgência da transformação digital nas empresas
10 de dezembro de 2020Tempo de leitura: 5 minCategoria: Comunicação
Reforçar a importância da transformação digital nas empresas vem sendo uma constante nos últimos anos, já que a implementação de novas ferramentas leva a ganhos de produtividade e se mostra uma tendência indiscutível. Mas o que até então eram apenas tendências, em 2020 se mostraram urgentes — principalmente pela crise global causada pela pandemia de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Esse impacto mudou de forma substancial as atividades de muitos negócios, o que fez da tecnologia uma aliada nessa tarefa. Pensando nisso, no texto de hoje vamos destacar 6 pontos que reforçam a urgência da transformação digital em negócios de todos os setores. Confira!
1. Necessidade de distanciamento social
Pare por um momento e pense em todos os negócios que dependem de muitas pessoas juntas para funcionar. Como você já deve estar cansado de saber — principalmente a essa altura —, muitos deles sucumbiram diante da necessidade de práticas de distanciamento social, enquanto outros tiveram que adotar medidas drásticas para continuar funcionando.
Com isso, práticas antes esporádicas agora ganharam força. A principal delas seja, talvez, a ampla adoção de regimes de trabalho remoto nas atividades econômicas onde isso é possível. Graças à tecnologia, isso se tornou possível — e empresas capazes de aderir a boas ferramentas de comunicação e gestão certamente tiveram menos atritos na hora de mandar seus colaboradores trabalharem de casa.
O trabalho remoto obviamente suscita uma série de questões, ainda mais quando é adotado em regime de urgência. Entre as principais preocupações estão a manutenção da produtividade e a segurança de informações sensíveis. No entanto, com o devido cuidado, esses problemas são contornáveis e o desempenho em home office pode ser até melhor do que no trabalho presencial.
A relação com os clientes também muda com a necessidade de distanciamento social, mas pode ser solucionada a partir da transformação digital do seu negócio. Apps de entrega, vendas on-line e métodos de pagamento sem contato ganharam espaço, transformando em negócios digitais aqueles que antes dependiam do contato físico a todo momento.
Ainda uma novidade, o pagamento instantâneo PIX pode eliminar o uso de dinheiro vivo e de cartões, já que essa plataforma de pagamentos aceitará pagamentos por aproximação pela utilização de QR codes — o que reduz as chances de contaminação e acelera as transações.
2. Agilidade no atendimento aos clientes
O pagamento instantâneo é apenas uma das formas pela qual a transformação digital trará agilidade no atendimento aos clientes. Novas ferramentas de comunicação tendem a otimizar as formas como sua empresa contata o consumidor, seja para oferecer um produto ou serviço, seja para resolver um problema.
Será necessário investir em estrutura para que os clientes tenham uma boa experiência em sua jornada de compra — além disso, é preciso estar presente nos canais onde esses consumidores estão. Dessa forma, foi-se o tempo em que ter uma página no Facebook era o suficiente para consolidar a presença digital da sua empresa.
Entre as tecnologias mais promissoras hoje em dia estão os chats automatizados, o uso de inteligência artificial e o atendimento em canais como o WhatsApp. Com isso, o cliente consegue satisfazer suas demandas a qualquer momento, com pouco cliques ou toques na tela do smartphone.
3. Análise de dados e tomada de decisão
A digitalização dos negócios faz com que eles passem a gerar uma quantidade até então inimaginável de dados. Se coletadas, organizadas e analisadas devidamente, essas informações são valiosas para orientar a tomada consciente de decisões — aspecto sempre relevante para a continuidade do empreendimento.
Isso envolve contar com profissionais e ferramentas capazes de organizar esses dados e de transformá-los em informações para subsidiar decisões — que até então eram tomadas apenas com base na experiência e na percepção do gestor. Nesse sentido, profissionais de ciências de dados e áreas correlatas são cada vez mais procurados.
Assim, a análise de dados pode ser extremamente útil para fechar negócios em condições mais interessantes e com menos riscos, desde a decisão por um novo investimento até a noção do quão arriscado é conceder crédito para cada perfil de cliente.
4. Adaptação aos cenários de alta incerteza
Em momentos de incerteza elevada, como o que estamos passando, qualquer ferramenta adicional pode ser útil na condução do negócio. Conforme mostramos no tópico anterior, a análise de dados pode fornecer informações essenciais na hora de tomar uma decisão, reduzindo as incertezas inerentes a qualquer escolha.
Todavia, é preciso estar ciente que erros e obstáculos surgirão no caminho — e estar preparado para aprender com eles é essencial. O processo de transformação digital, acelerado pela pandemia, pode fazer com que muitas empresas ainda estejam tateando no escuro sobre quais soluções adotar para manter a qualidade do seu trabalho.
São tempos atípicos, e o que antes costumava levar anos para se tornar realidade hoje está sendo colocado em prática em questão de dias, o que pode prejudicar a qualidade dos resultados em muitos casos.
5. Acompanhamento das tendências
Não acompanhar a transformação digital deixará seu negócio atrás da concorrência. Em um período em que as mudanças acontecem de forma tão acelerada, isso pode se traduzir em algo que dificilmente será recuperado no futuro.
Negócios adaptados à nova realidade tendem a ser mais competitivos, o que faz deles mais aptos a oferecerem melhores soluções — em razão da sua capacidade de inovação e da sua flexibilidade — e, com isso, atraírem mais consumidores. Empresas inseridas no processo de transformação digital também são capazes de atender a novas demandas de forma mais ágil, garantindo novos segmentos do mercado sempre que uma novidade aparecer.
6. Redução de custos
Muitas das tendências adotadas em virtude da transformação digital nas empresas têm um impacto benéfico nos custos do negócio, ajudando a reduzi-los. Basta imaginar o quanto você economizaria por não precisar manter uma estrutura gigante de escritórios, já que a maioria dos colaboradores trabalharia de casa, ou como você reduziria as taxas em transações financeiras graças a métodos instantâneos de pagamento.
Portanto, quem ocupa postos de gestão não deve ignorar os impactos da transformação digital nas empresas, ainda mais no contexto da pandemia. Isso não significa fazer mudanças sem qualquer planejamento — porém, hesitar em adotar novas práticas pode fazer com que o seu negócio perca fatias do mercado difíceis de serem recuperadas.
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