Cobrança preventiva — conheça estratégias para evitar atrasos e manter o fluxo de caixa saudável

A cobrança preventiva é fundamental para evitar o surgimento de inadimplência, garantindo que os pagamentos sejam feitos antes do vencimento. Leia o artigo e saiba mais!...

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A cobrança preventiva é uma das formas mais eficazes de evitar inadimplência e manter o fluxo de caixa saudável. No entanto, é preciso ter alguns cuidados a fim de manter um bom relacionamento com os clientes.

Sendo assim, com a aplicação de estratégias bem definidas, é possível reduzir o risco de não receber pelos produtos ou serviços fornecidos. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e confira:

  • o que é cobrança preventiva e como ela pode beneficiar sua empresa;
  • três estratégias de cobrança preventiva para evitar atrasos no pagamento;
  • quais são os benefícios da cobrança preventiva para o fluxo de caixa da empresa.

O que é cobrança preventiva e como ela pode beneficiar sua empresa?

Em linhas gerais, a cobrança preventiva é uma prática baseada em entrar em contato com o cliente por meio de lembretes antes que ocorra o vencimento de uma fatura, como boletos de condomínio, internet, assinaturas e demais serviços.

Dessa forma, a interação preventiva contribui para que o cliente realize o pagamento no período adequado, o que é essencial para evitar problemas relacionados à recuperação de crédito e ao fluxo de caixa da organização.

É perfeitamente natural que parte dos clientes atrase pagamentos. Contudo, utilizando a estratégia de cobrar antes da data de vencimento, aqueles que costumam atrasar por mero esquecimento podem se programar para colocar a fatura no débito automático, por exemplo.

Por se tratar de uma estratégia preventiva e que auxilia os consumidores a se lembrarem de suas obrigações, a cobrança passa a ser uma grande aliada, mantendo o fluxo de caixa da empresa muito mais saudável.

Afinal, a maior parcela dos valores esperados passa a ser paga em dia, o que beneficia a saúde financeira da empresa.

Conheça três estratégias de cobrança preventiva para evitar atrasos no pagamento

Existem diferentes estratégias de cobrança preventiva que podem ser usadas, como oferecer descontos pelo pagamento pontual e disponibilizar diferentes formas de pagamento. Confira mais algumas opções:

Implemente lembretes de pagamento

É possível disponibilizar para o setor de cobrança algumas tecnologias que ajudam no envio automático de lembretes de pagamento, seja por meio de e-mails ou SMS para cada cliente.

Com o disparo iniciando próximo à data de pagamento, o consumidor se lembrará da fatura em aberto, podendo agendar o pagamento para a data adequada.

Utilize régua de cobrança

A régua de cobrança é uma sequência de etapas que auxilia na prevenção da inadimplência, mantendo contato com os clientes. Para tal, a comunicação é automatizada enviando lembretes antes do vencimento da fatura de cada cliente.

Em cada empresa é utilizado um sistema que personaliza a régua de cobrança, viabilizando o envio de SMS, e-mail e até mesmo mensagens no WhatsApp. Caso seja identificado que o consumidor não realizou o pagamento no prazo, o sistema continua efetuando cobranças.

É extremamente importante que a régua seja estruturada de forma respeitosa e totalmente legalizada, evitando ações ofensivas ou desproporcionais.

Mantenha uma comunicação proativa com os clientes

Toda empresa deve investir em comunicação proativa com os clientes. Dessa forma, é possível construir relacionamentos duradouros e que são livres de problemas de pagamento.

Para tal, a empresa deve ter uma central de pós-vendas eficiente, capaz de dar resposta rápida para clientes insatisfeitos ou com problemas de utilização dos produtos ou serviços.

Além disso, é importante que o setor de cobrança se comunique por meio dos lembretes, para que a organização adote uma postura proativa, evitando aguardar que um atraso ocorra para que só então entre em contato.

Quais são os benefícios da cobrança preventiva para o fluxo de caixa da empresa?

A cobrança preventiva é repleta de benefícios para o fluxo de caixa da empresa, tais quais:

  • aumenta a previsibilidade do fluxo de caixa: ao reduzir a inadimplência, a empresa pode se planejar contando com os pagamentos realizados na data esperada;
  • reduz o número de atrasos nos pagamentos: lembrando o cliente preventivamente, é possível evitar que o consumidor atrase o pagamento, o que faz toda a diferença para o recebimento na data esperada;
  • diminui custos operacionais: a cobrança reativa envolve envio de boletos atualizados, ligações e até mesmo ações judiciais de recuperação, o que custa muito mais que uma cobrança preventiva;
  • melhora o relacionamento com o consumidor: quando se tem a abordagem preventiva a empresa se comporta de forma mais amigável, demonstrando proatividade e cuidado. O que é importante para evitar conflitos e desgastes;
  • evita casos de inadimplência crônica: é possível evitar que o consumidor continue com vínculo enquanto a empresa cobra as faturas em aberto, gerando uma situação de inadimplência recorrente;
  • reduz a necessidade de cobrança reativa: por meio da cobrança preventiva é possível receber os valores em dia, evitando que a situação escale para uma cobrança reativa ocasionada por atraso.

Leia também: Por que investir em negociações personalizadas?

Agora que já sabe mais sobre a cobrança preventiva, aproveite para entender a diferença entre cobrança B2B e B2C e saiba como utilizar a forma adequada ao cotidiano de seu negócio. Beneficie a saúde financeira da sua empresa com estratégias de cobrança assertivas.

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