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6 razões para se ter um planejamento de cobrança para empresas exportadoras
09 de março de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Sem categoria
As ações de recuperação de inadimplência internacional nas empresas exportadoras são muitas vezes deixadas de lado, dadas como não prioritárias, e os títulos envelhecem entre tantas outras atividades que as equipes financeiras ou de exportação têm a realizar. Nós da Global estamos preparados para auxiliar suas equipes na reversão destes valores, e trazemos algumas sugestões sobre a importância do planejamento de recuperação dos débitos internacionais
1. Mesmo seus melhores clientes podem se tornar inadimplentes
É muito comum no mercado internacional encontrarmos clientes recorrentes que são ótimos pagadores. Podemos conceder prazo para pagamento sem preocupações com o fluxo de caixa, assim como temos aqueles clientes que sempre atrasam alguns dias mas que no fim realizam o repasse, te parece familiar?
Mas em um cenário de incerteza internacional, mesmo os melhores pagadores podem se tornar inadimplentes. Por razões que nem sempre eles tem controle, como riscos do país, a volatilidade cambial, restrições impostas por governos, processos judiciais contra a empresa, alterações na legislação ou até em alguns casos a indisponibilidade de câmbio para o pagamento.
Por isso é sempre importante manter um acompanhamento da saúde financeira das empresas e de suas localidades. Para minimizar ao máximo o risco destes clientes se tornarem inadimplentes e prejudicarem seu fluxo de caixa.
Por outro lado, quando acontecer uma falta de pagamento, vale ter em mente que caso o cliente brevemente não apresente um plano de pagamentos concreto é importante a atuação de uma equipe profissional o mais rápido possível, para não somente reaver este valor, mas também manter este cliente ativo.
2. As vezes falta: pessoal, know-how e foco para cobrar
Mesmo grandes organizações com departamentos internacionais robustos às vezes se deparam com dificuldades para realizar a recuperação de débitos internacionais. Cenário que se agrava para médias e pequenas empresas, pois a cobrança dos valores acaba sendo alocada a um gestor financeiro, um analista, ou até mesmo com o próprio time de vendas.
É habitual que seja um desafio para os profissionais da equipe pois as negociações internacionais demandam tempo para análise do caso, conhecimento e fluência em idiomas, entendimento de legislação internacional e técnicas de negociação, entre outras dificuldades.
Esta situação às vezes prejudica a recuperação, pois se torna apenas uma tarefa dentre tantas outras nas mãos da equipe, que acaba tomando prioridade no dia a dia. Enquanto um profissional de cobrança está focado na recuperação todos os dias, e tem as ferramentas necessárias para reverter o débito.
3. Devedores protelam o pagamento
Encontramos muitas vezes devedores que utilizam de propostas vagas para evitar uma ação mais rígida por parte da empresa credora. Com datas indefinidas e em constante mudança, sempre apresentando desculpas e razões para não pagar, problemas no banco, férias de funcionários, pagamentos que iam receber mas nunca chegam…
Temos que ter atenção para quando estas promessas não revertem em dinheiro na conta para ter uma ação rápida na reversão. Também é válido anotar e documentar estas negociações para dar suporte a uma cobrança terceirizada quando necessário.
Nossa equipe está habituada a estas tentativas e preparada para contestá-lo e transformar as promessas em pagamentos.
4. Quanto maior o tempo de atraso, menor a probabilidade de reversão
Quanto mais tempo o débito permanece sem receber ações efetivas de cobrança, mais difícil se torna a reversão dele. Pois uma empresa com dificuldades financeiras tende a piorar gradativamente, identificamos algumas razões que levam o cliente a se tornar inadimplente:
Problemas no fluxo de caixa – quando um cliente, por desorganização ou por questões cambiais, não consegue pagar o débito em dia por dificuldades de fluxo, é importante o quanto antes buscar uma solução.
Insolvência/encerramento de atividades – encontramos clientes devedores que após algum tempo de atividade entendem não ser mais possível cumprir com os pagamentos e decidem encerrar as atividades. Nesse caso a empresa se não estiver em constante contato com o devedor, pode ir para o final da lista de prioridades
Dificuldades financeiras pontuais – dentro de um funcionamento da empresa, podem ocorrer problemas como acidentes, processos judiciais, ou manutenções fora do previsto que em certo tempo impedem o pagamento. Para reverter é imprescindível ter um foco em resolução de problemas, para identificar a melhor forma de reversão.
Restrições de país – desde problemas com liquidez cambial, até protestos e greves, ou mais recentemente quarentenas, podem atrapalhar a atividade da empresa em certo momento no tempo, e tornar o cliente inadimplente. É importante estar antenado nas novidades e agir rapidamente para reprogramar o pagamento.
5. Você pode não ser o único credor aguardando pagamento
Empresas com dificuldades financeiras habitualmente não estão devendo somente a um fornecedor. Por isso é importante ter uma manutenção constante de informações sobre a saúde financeira da empresa, para evitar entrar nessa bola de neve quando uma empresa está apresentando problemas financeiros.
Quando acontece de se tornar um destes credores, é vital estar sempre na mente do devedor, pois em alguns casos o primeiro a cobrar recebe o valor que tem disponível. Nós queremos sempre receber, um devedor que não é cobrado se mantém na zona de conforto e paga somente quando é retirado dessa situação, estando frequentemente em contato buscando a recuperação podemos trazer este sucesso.
Uma equipe especializada e focada é vital nestes casos, para que o cliente devedor entenda a necessidade do pagamento e brevemente busque formas de reverter a situação, focando sempre na solução deste problema.
6. Cobrar no exterior é um desafio
Durante uma cobrança de dívida internacional, a credora pode encontrar muitas dificuldades. Pois a legislação que se aplica é geralmente a do país do devedor, assim como cada local opera com seus próprios costumes e tradições, sendo estes muito importantes para a resolução. Se encontra também fusos horários diferentes, idiomas desconhecidos ou questionamentos que não estão habituados.
Para ajudar com esta dificuldade, a Global está sempre buscando o apoio a seus clientes nos seus fluxos internacionais de recebimento oferecendo soluções completas para o recebimento.
Guilherme Lemos Baumruckeirian Líder de Operações Internacionais
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