09 de abril de 2024Tempo de leitura: 4 minCategoria: Tecnologia: Inovações, Notícias e Tendências para Empresas
Em um Brasil onde a inadimplência ultrapassa a marca de 72 milhões de pessoas, surge a necessidade premente de aprimorar os processos de cobrança. A comunicação digital tem se tornado cada vez mais frequente e, considerando que vivemos em uma sociedade em constante aceleração, é comum que muitos precisem de assistência em horários que fogem do padrão comercial. Seja o devedor procurando baixar um boleto para realizar um pagamento ou buscando algum tipo de acordo, ou o credor necessitando informações ou suporte, nesses casos um chatbot na cobrança pode tranquilamente suprir essa demanda.
Entretanto, antes de nos aprofundarmos na aplicação dos chatbots especificamente no contexto de cobrança B2B, é importante entendermos primeiramente o que eles são e como funcionam.
Confira a seguir mais informações sobre chatbots, como eles funcionam, como podem ser utilizados para a recuperação de crédito e quais são suas principais vantagens. Continue lendo e descubra!
O que é um chatbot?
O chatbot é um programa de computador criado para simular conversas humanas, com o objetivo de interagir com o usuário e solucionar suas dúvidas ou problemas. Isso permite que tarefas mais simples e burocráticas sejam automatizadas, proporcionando aos clientes um atendimento mais dinâmico e eficiente.
Esses chatbots podem variar desde versões mais simples, que respondem a consultas pré-determinadas, até versões mais sofisticadas como assistentes digitais desenvolvidos através de Inteligência Artificial e machine learning que oferecem uma conversa mais personalizada e adaptada às necessidades do usuário.
Os chatbots são amplamente utilizados em diversas áreas como atendimento ao cliente, vendas, agendamento, educação e turismo. Eles auxiliam as empresas a reduzir os custos operacionais e a manter um padrão de excelência no atendimento ao cliente.
Como ele funciona?
Existem basicamente dois tipos de chatbots: aqueles orientados a tarefas e os preditivos orientados por dados.
Os chatbots orientados a tarefas são programas mais simples que se concentram em realizar apenas um tipo de função. Eles geram respostas automatizadas e prontas de acordo com a interação do usuário. A maioria dos chatbots que encontramos na internet são desse tipo. Eles não são programados com grande complexidade e não dependem de variáveis, portanto atendem a necessidades mais básicas.
Por outro lado, os chatbots preditivos orientados por dados são mais sofisticados, oferecendo interações mais personalizadas e uma interatividade mais profunda. É nessa categoria que se enquadram os famosos assistentes digitais, como a Alexa e a Siri. Baseados em Inteligência Artificial e machine learning, esses assistentes aprendem padrões do usuário e, a partir de dados preditivos, oferecem um atendimento mais personalizado e completo.
Como usar o chatbot na recuperação de crédito B2B
No contexto da recuperação de crédito, um chatbot pode ser uma ferramenta extremamente útil para agilizar e personalizar o atendimento.
Com uma plataforma especializada em tecnologia conversacional, por exemplo, o credor pode disponibilizar ao devedor um chatbot que o ajudará a emitir boletos, esclarecer dúvidas e solicitar atendimento quando necessário.
A grande vantagem é que, sem necessidade de intervenção humana, o devedor poderá contar com um chatbot disponível em horários não convencionais, já que este pode ser programado para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso ajuda a aprimorar o fluxo de cobrança e faz com que a recuperação do crédito seja mais rápida e eficiente.
Essa é uma excelente estratégia para manter um relacionamento saudável com o cliente devedor. Ao agilizar o processo de maneira amigável, o devedor pode se sentir mais à vontade para continuar fazendo negócios com o credor.
É fundamental, entretanto, que o chatbot seja desenvolvido com todas as garantias de segurança de dados necessárias, para evitar o risco de vazamento ou uso indevido de informações.
Vantagens de utilizar um chatbot na cobrança B2B
Oferecimento de atendimento self service sem grandes custos adicionais;
Melhoria significativa da experiência do cliente;
Agilização do processo de cobrança;
Recuperação de crédito de forma mais dinâmica e eficiente;
Ajuda na fidelização do cliente devedor;
Economia de tempo tanto para o credor quanto para o devedor.
A Global tem chatbot?
Sim, alguns clientes da Global contam com a My Loop, empresa que integra nosso ecossistema, e desenvolve chatbots especializados em cobrança e para uma infinidade de empresas nos mais variados segmentos!
Ao observar que mais de 70% das cobranças estavam sendo centralizadas em mensageiros online como o WhatsApp, nosso time identificou a necessidade dos clientes em ter uma comunicação mais focada no digital.
A My Loop contribui nesse processo ao integrar os processos conversacionais e transacionais para criar um fluxo facilmente navegável e gerenciável. Além de ajudar na recuperação de crédito, as soluções da My Loop auxiliam na centralização da comunicação, visando proporcionar uma jornada completa e sem pontos de interrupção.
A automatização desse processo fortalece a estratégia de autoatendimento e oferece diversas opções de suporte, que vão muito além da tradicional ligação telefônica. Em tempos deregulamentações e uma maior rejeição às ligações, ter um leque de alternativas, como e-mail, WhatsApp e chatbots, é uma ótima opção para quem lida com a inadimplência.
Quer saber mais sobre como a Global, a My Loop e como outras empresas do nosso ecossistema podem ajudar a sua empresa a recuperar crédito e a otimizar as operações financeiras?
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