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5 motivos que vão te convencer a apostar na cobrança terceirizada
10 de junho de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Mercado
Muitas empresas preferem que as suas atividades sejam realizadas apenas por seus colaboradores. Isso pode ser uma boa ideia quando as funções estão totalmente relacionadas àquilo que a organização produz. No entanto, quando se trata de cobrar clientes inadimplentes, essa não é a melhor escolha.
O que acontece é que essa é uma atividade que necessita de experiência, e bastante tato, para não transformar uma relação promissora entre a empresa e o cliente em um desastre. Então, o que fazer? A cobrança terceirizada pode ser uma boa solução para conseguir reduzir a inadimplência e manter seus consumidores.
Por isso, neste texto, vamos explicar quais são as principais vantagens de contratar esse serviço para a sua empresa. Confira!
O que é e como funciona a terceirização dos serviços de cobrança?
A terceirização da cobrança nada mais é do que a contratação desse serviço com o propósito de contatar o consumidor a respeito de um débito. Além disso, esse tipo de serviço oferece todo o suporte de atendimento e manutenção para todos os aspectos que envolvem a cobrança, desde monitorar e analisar perfis dos clientes até entrar em contato, e, em casos mais graves, oferecer todo o apoio jurídico para a resolução da situação, oferecendo advogados especializados no assunto.
5 motivos para terceirizar a cobrança
Por ser tão abrangente nos processos de cobrança, empresas terceirizadas tendem a oferecer muitas possibilidades para quem a contrata. Aqui, separamos alguns dos principais benefícios de investir nesse serviço. Continue!
1. Maior controle
De fato, os processos financeiros de uma empresa não apenas são muitos, como também exigem uma focalização constante. Muitas vezes, o setor financeiro precisa periodicamente analisar processos e repensar ações para continuar a crescer. A inadimplência, ou seja, o consumidor que não paga, é um grande empecilho para o alcance desse objetivo.
A situação piora se há um grande número de clientes, a gestão simplesmente pode não dar conta desse serviço. O resultado é que há um descontrole nas contas que reflete na capacidade de investimento.
A terceirização da cobrança é uma solução para esse impasse. Ali, o setor pode se concentrar em melhorar as finanças, enquanto a empresa terceirizada auxilia no controle dos inadimplentes, fazendo todo o trabalho de análise, contato e a cobrança.
2. Economia de tempo e recursos
Uma boa cobrança não deve ser realizada de qualquer jeito. A verdade é que é um processo que exige muito profissionalismo e também empatia de quem está do outro lado. Mesmo que se possa usar o setor de atendimento, muitas vezes, esses profissionais não estão preparados para atender de forma adequada. Essa situação gera uma perda de tempo para esses funcionários que terão que deixar de realizar a sua função para exercer outra.
Caso a sua empresa prefira contratar mais pessoas, também precisará pensar nas ferramentas necessárias para o trabalho. Isso certamente gerará um custo a mais para o negócio.
Com a contratação de um serviço terceirizado de cobrança, essa situação pode ser evitada. Primeiro, porque o serviço já oferece uma gama de funcionários devidamente qualificados. Segundo, porque eles já terão as tecnologias necessárias para exercer as atividades com qualidade, cabendo ao contratante arcar apenas com os custos do pagamento.
3. Redução da inadimplência
Com maior controle do comportamento dos clientes inadimplentes, maiores possibilidades de monitoramento e um contato mais assertivo e empático. É óbvio que os números de inadimplência da empresa serão bem diferentes. O que acontece é uma transformação na maneira como a companhia consegue lidar com esses processos.
Ela tem suporte profissional com o serviço terceirizado de cobrança e oferece mais versatilidade aos consumidores. Não é só a abordagem, eles também facilitam ao máximo para que o pagamento seja efetivado, pensando em acordos e formas de quitação que garantam que a empresa atinja o objetivo.
4. Foco no serviço de cobrança
Como já explicamos, alguns setores ficam bastante sobrecarregados quando precisam, além de exercer a sua função, cobrar também seus clientes. Esse tipo de obrigação geralmente é passado para o atendimento que, além de garantir a atração dos consumidores, precisa cobrá-los.
Ambas as funções necessitam de algumas habilidades que não são iguais e que pela complexidade precisam de foco. O resultado é que nem sempre a companhia conseguirá atingir bons números e ela pode perder clientes tanto por causa do atendimento quanto por uma cobrança indevida.
A terceirização da cobrança é uma das únicas maneiras de garantir que esse problema não aconteça. É nesse serviço que a empresa tem a certeza de que os funcionários serão dedicados 100%, de forma que os colaboradores da contratante possam se dedicar para aquilo que realmente foram contratados.
5. Auxilia na retenção de clientes
Como fator bastante importante da contratação de uma terceirizada, está a capacidade de realizar uma atividade que é extremamente complexa. Sendo assim, a cobrança exige muitas qualidades dos profissionais, ainda por ser uma situação constrangedora para ambos os lados e muitos consumidores não reagem bem.
Ninguém gosta de atender um telefone ou receber um e-mail e perceber que está sendo cobrado. Ainda mais quando a forma de entrar em contato é pouco agradável. Isso pode ser um divisor de águas para o cliente continuar consumindo aquilo que a empresa oferece.
Uma palavra errada, um jeito impróprio de se comunicar e, em casos mais graves, até uma grosseria, pode ter certeza de que esse consumidor nunca mais pensará na sua empresa. Com o atendimento terceirizado, os resultados são totalmente diferentes. São profissionais capacitados, com anos de experiência, para atender esses consumidores da maneira correta.
Ao longo deste texto descrevemos quais são alguns dos principais benefícios da cobrança terceirizada. Uma iniciativa que pode gerar bons resultados para o negócio como a retenção de clientes e melhor controle da inadimplência. Nesse sentido, para qualquer companhia que quer evitar ter problemas com a cobrança e melhorar os seus resultados financeiros, a contratação desse serviço é fundamental.
Assim sendo, se sua empresa precisa terceirizar os processos de cobrança, queremos te apresentar um material exclusivo com dicas e orientações para você realizar essa tarefa sem dificuldades.
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