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Entenda a importância das negociações financeiras em sua empresa


Entenda a importância das negociações financeiras em sua empresa

A realidade financeira de uma empresa, impõem lidar com uma questão delicada que é o número de credores. Em muitos casos, não adianta apenas cobrá-los, é preciso negociar. Essas negociações financeiras não só exigirão paciência e pensamento estratégico, mas também, investimento em áreas que vão além das finanças e que estão relacionadas à ela, como é o caso da cobrança.

Nesse sentido, é preciso que a gestão empresarial invista em táticas para que a negociação faça parte das ações do negócio. Pensando nisso, neste texto, resolvemos separar algumas dicas de como negociar efetivamente. Confira!

Por que contar com uma política de negociações financeiras em sua empresa?

Mesmo que a gestão tenha sob controle todos os processos financeiros, quando se trata das circunstâncias externas como o mercado e até o comportamento de seus clientes, é preciso admitir que essas são situações que estão além do domínio. Logo, é bem provável que a empresa não tenha como evitar a inadimplência, por exemplo. O que se pode fazer é tentar contê-la para que não se torne algo maior do que os pagamentos.

Encarando essa realidade, a melhor maneira de conseguir resultados positivos quando se trata da gestão das finanças, é investir em uma política de negociações. Essa tática, pode proporcionar mais segurança para lidar não só com os consumidores inadimplentes, mas com prazos de pagamento, garantindo que a empresa não se prejudique a longo prazo.

Quais são as melhores estratégias para as negociações financeiras?

É preciso entender que as negociações financeiras não são apenas um processo, na verdade, é a junção de diferentes técnicas que ajudam a empresa a obter o que quer. Até porque, quando se trata de situação de inadimplência, existe a necessidade de ter bastante cuidado para não prejudicar a relação com o consumidor.

A seguir, veja algumas das melhores estratégias para negociar. Continue!

Ofereça diversas oportunidades de negociação

Entender que cada cliente é um e que, por isso, as abordagens devem ser focadas em suas diferenças, é fundamental. Aliás, uma boa ferramenta, que pode ajudar nesse processo, é a análise do histórico financeiro do consumidor.

É ali que estarão as principais informações, como: qual é a forma de pagamento preferencial, se há o costume de pagar antes do vencimento e até se é um consumidor acostumado a sempre atrasar suas contas.

Com esses dados, a gestão poderá determinar qual é a melhor abordagem e até se é melhor oferecer mais de uma maneira de pagamento, diferentes descontos ou possibilidades de parcelamento.

Facilite o pagamento

É muito importante que a empresa forneça variados meios de pagamento para que o processo seja o mais fácil possível para o consumidor. Nesse caso, é até interessante garantir vantagens de acordo com o nível de imediatismo da transação. Por exemplo, para boletos e pagamento no débito, o desconto pode ser de 10%.

Aumentar os prazos e diminuir o valor das parcelas, é outra forma de incentivar o consumidor. Lembre-se que se trata de uma negociação, por isso, é essencial ofertar propostas que sejam atrativas.

Planeje ações de cobrança

É comum pensar que cobrança significa apenas entrar em contato e exigir que o cliente pague o seu débito. No entanto, apesar de ser necessário conversar com o consumidor, o processo de cobrança é a junção de diversas ações que tem o objetivo de incentivar o consumidor, do que o obrigá-lo. Isto porque, é uma área bastante delicada, e é necessário saber se comunicar de uma maneira humanizada para evitar futuros desgastes.

Nesse sentido, é recomendado que se utilize estratégias de planejamento. Uma das principais é a régua de cobrança — uma série de ações que visam acompanhar e antecipar o comportamento do cliente em relação ao pagamento de suas contas, determinando quais são as melhores táticas para cada momento da cobrança. Por exemplo, programar antecipadamente o envio de SMS avisando sobre o vencimento.

Evite cobrar diretamente

Aqui, não é que a equipe de cobrança não entrará em contato com o consumidor para avisar sobre o seu débito, mas sim, deverá ter uma abordagem que vai além de só passar os valores. Inclusive, tem uma relação direta com o tópico sobre oferecer diferentes oportunidades de negociação, porém, se trata do que se deve fazer na hora de entrar em contato com o cliente.

Logo, além de mostrar as propostas pré-estabelecidas, é importante que o atendimento tenha algumas outras opções conforme as reações do consumidor. A ideia é ir aperfeiçoando as propostas ao longo da conversa.

Priorize as dívidas mais urgentes

Por fim, ao começar a estabelecer as ações de cobrança, será interessante definir uma ordem para entrar em contato. As dívidas mais urgentes devem ter prioridade, pois, geralmente, estão ligadas a valores que são fundamentais para manter o negócio. No entanto, o que seria um débito urgente?

Isso depende de negócio para negócio, porém, o valor sempre será um fator decisivo, isto é, quanto maior, mais urgente. Como segundo critério, caso haja mais de um cliente com débitos muito altos, o tempo de inadimplência, se for um prazo longo, então, essa dívida deve ser priorizada.

Por que contar com uma empresa terceirizada?

Claro que, de uma forma ou de outra, a empresa deverá lidar com seus processos de cobrança, no entanto, nem sempre ela obterá sucesso. Não porque o negócio não tem capacidade, mas porque essa é uma ação que necessita conhecer as técnicas de atendimento e negociação, ter ferramentas de controle e monitoramento e muitos outros processos para obter sucesso.

Uma empresa, muitas vezes, está ocupada cuidando de seus produtos e serviços e não tem tempo e nem recursos para investir no aperfeiçoamento do seu setor de cobrança. Por isso, a melhor alternativa é contratar uma empresa terceirizada, como é o caso da Global Soluções.

Ali, você não só terá disponível uma série de ferramentas para efetivar a cobrança, mas terá à disposição profissionais especializados que terão todo o preparo para conversar com os consumidores, além de suporte jurídico em casos mais graves.

Vimos hoje, como entender as estratégias de negociações financeiras é muito importante para os resultados do negócio. Especialmente, quando se trata de lidar com clientes inadimplentes, saber como se comunicar é essencial para o fortalecimento da relação.

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