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Negociar dívidas com clientes inadimplentes não precisa gerar dor de cabeça. Veja nossas dicas!


Negociar dívidas com clientes inadimplentes não precisa gerar dor de cabeça. Veja nossas dicas!

Negociar dívidas com clientes não é uma tarefa simples, principalmente porque exige da empresa habilidade de negociação e capacidade de entender a situação do consumidor.

Uma das principais dificuldades encontradas pelo setor responsável pelas cobranças está relacionada à dificuldade de chegar a um acordo quanto aos valores devidos e prazos para pagamento. Além disso, em alguns casos, a empresa sequer consegue manter um contato telefônico com o cliente inadimplente.

Neste artigo, nossos especialistas trazem algumas dicas que vão ajudar no planejamento das negociações com clientes inadimplentes, evitando dores de cabeça e facilitando os processos dentro da sua empresa. Acompanhe!

Busque entender o comportamento do cliente

Antes de qualquer atitude relacionada à cobrança de um cliente inadimplente, é importante que a empresa compreenda que negociar dívidas exige treinamento e qualificação dos profissionais envolvidos.

Ou seja, não basta identificar um atraso no pagamento e simplesmente entrar em contato com o cliente cobrando o cumprimento da sua obrigação. É necessário que o profissional responsável pela tarefa esteja preparado para lidar com todos os eventuais desdobramentos desse contato.

Em um treinamento para abordar questões relacionadas à cobrança, um dos primeiros aspectos trabalhados é a questão do comportamento do cliente. O setor de cobranças deve estar preparado para entender tal comportamento e saber como lidar com ele.

Por exemplo, em muitos casos o atraso está relacionado a uma dificuldade financeira e, mesmo tendo interesse em resolver, o cliente está impossibilitado de efetuar o pagamento naquele momento. Assim, o colaborador deve estar preparado para saber como agir diante da situação.

Mostre as vantagens que ele pode estar perdendo

Ao entender o comportamento do cliente, o profissional responsável pela cobrança terá informações que lhe permitirão abordar a ferramenta mais adequada para tentar encontrar um denominador comum.

Uma das estratégias é mostrar ao cliente as vantagens que ele pode estar perdendo em razão do atraso. Mas fique atento! Toda a abordagem deve ser feita de forma sutil, criando uma situação confortável para o cliente.

Lembre-se que qualquer abordagem mais agressiva pode ser vista como uma cobrança abusiva, que é considerada um ato ilícito, passível de penalização segundo a legislação brasileira.

Demonstre o interesse em tê-lo como cliente

Outra excelente estratégia para conseguir bons resultados em uma cobrança é demonstrar para o cliente que a sua empresa tem interesse em mantê-lo como cliente. É importante que você deixe isso claro desde o início, assim o diálogo será mais amistoso e o cliente se sentirá mais seguro para negociar.

Em muitos casos, a grande dificuldade encontrada pelas empresas para obter bons resultados em uma negociação envolvendo inadimplência é a comunicação. Quando uma das partes não consegue entender como a outra está se sentindo, ou o que ela está pensando, ela fica naturalmente mais receosa e fechada para o diálogo.

Ao demonstrar para o cliente que você deseja manter uma relação com ele, independentemente da inadimplência, considerando sua confiança e entendendo que a situação do atraso é uma exceção, ele naturalmente se sentirá disposto a negociar.

Faça uma boa proposta e considere oferecer descontos

A flexibilidade da negociação é um dos pontos-chave para alcançar bons resultados em uma cobrança. Dessa forma, a dica é que você planeje a oferta de descontos para o cliente inadimplente, principalmente se o atraso for superior a 45 dias.

A experiência demonstra que quanto maior o tempo de atraso da obrigação, menores são as chances de conseguir cobrar aquele cliente. Isso acontece pois os juros e multas acabam ampliando o valor original da dívida e o inadimplente, muitas vezes, simplesmente desconsidera a existência daquela obrigação e perde o interesse em quitar os valores devidos.

Para minimizar o rombo financeiro e garantir que pelo menos algum valor seja recuperado, a dica para empresa é que ela considere fazer uma proposta interessante para o cliente. Com isso, ele terá a possibilidade de quitar a sua obrigação sem a incidência de valores tão expressivos vinculados a juros e multa.

Esteja à disposição do cliente

A empresa deve demonstrar que está disposta a dialogar como seu cliente. Isso significa adotar uma postura de receptividade, mantendo suas portas abertas para que o cliente busque o setor de cobranças, tanto para tentar negociações quanto para requerer informações ou até mesmo solicitar eventuais modificações em prazos para pagamentos.

O segredo para evitar dores de cabeça e garantir bons resultados nas negociações com clientes inadimplentes está na comunicação eficiente e no estabelecimento de um vínculo de parceria e confiança entre os envolvidos.

Construindo essa relação, o gestor vai perceber que os clientes estarão mais à vontade para negociar prazos, abordar dificuldades e até mesmo para ajudar a empresa quando for necessário.

A longo prazo, o que se percebe é que a construção dessa relação entre cliente e empresa acaba se refletindo em uma redução significativa nos atrasos e situações de inadimplência. O cliente passa a enxergar o seu negócio como um parceiro, já que vocês construíram essa relação de confiança e auxílio.

Como você pode ver, é possível realizar cobranças de forma eficiente e sem dores de cabeça. O grande segredo está em estabelecer um planejamento a longo prazo, entendendo que os resultados mais significativos são alcançados com muito trabalho e dedicação.

Mudar o comportamento dos colaboradores, criando um ambiente que estimule a construção de uma cultura voltada para uma comunicação mais humana, além de favorecer o contato com os inadimplentes, também contribuirá para a redução dos atrasos nos pagamentos, ampliando a segurança financeira da empresa.

Além disso, contar com o apoio de empresas especializadas em negociar dívidas também pode ser uma solução eficaz, já que esse tipo de negócio oferece todo o suporte técnico e o conhecimento necessário para realizar os contatos e estabelecer processos eficazes de cobrança.

Agora que você já conhece algumas boas práticas para negociar dívidas, que tal aprofundar o seu conhecimento a respeito do assunto? Confira mais um de nossos posts e veja dicas de como realizar uma cobrança amigável e os benefícios dessa prática para a sua empresa.