A razão que leva uma empresa à terceirização de seus serviços é buscar ser atendida por especialistas naquela matéria, trazendo o retorno na maior brevidade e com menor investimento possível.
Na terceirização da Cobrança Internacional isto tem uma relevância ainda mais impactante, pois esta atividade requer um esforço para entender a legislação do país, sua cultura, bem como o domínio do idioma local.
Para manter uma estrutura interna de Cobrança Internacional, se requer um investimento alto e a demanda da empresa talvez não seja tanta que justifique a contratação de um profissional especializado em tempo integral, assim terceirizar é uma excelente opção.
Para tomar esta decisão, a empresa deve questionar-se:
- Tenho profissional habilitado para fazer esta cobrança?
- É meu foco fazer cobrança internacional?
- Quanto custa manter um especialista para esta atividade?
- Este especialista terá domínio nos vários idiomas necessários para a negociação?
- Conhece a legislação de cada país?
- Corro algum risco em fazer uma abordagem inadequada e talvez perder o cliente?
- Quanto treinamento e gestão preciso investir nesta atividade?
Após concluir que a maioria das respostas acima será “não”, “não tenho”, o próximo desafio será buscar um fornecedor que consiga entregar um nível de serviço adequado às necessidades da empresa:
- Que seja idônea;
- Tenha um time especializado em cada região demandada, negociando no idioma e respeitando a legislação local;
- Tenha como transferir da esfera amigável para a judicial quando se precisar ajuizar de forma rápida, sem perder o histórico do processo;
- Faça o follow-up do processo para acompanhar a evolução da negociação.
A Global Estratégias Financeiras possui como uma de suas soluções a cobrança internacional e atende a todos os requisitos com time especializado a atuar em qualquer ponto do globo.
Márcia Gutjahr – Gestora de Novos Negócios