Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Porque terceirizar a cobrança?


Porque terceirizar a cobrança?

Como estão os indicadores de médio prazo de pagamento e de recebimento da sua empresa? Você já avaliou a necessidade de capital de giro? Uma política de pagamento e de vendas bem estruturada é uma ferramenta importantíssima para que esses índices estejam sempre em equilíbrio.

É justamente nesse cenário que uma empresa de cobrança especializada pode ser vista como um elo estratégico, uma vez que ela tem como expertise a recuperação de ativos, levando a uma reaquisição mais rápida. Além disso, traz consigo a especialização, as tecnologias, além de sua atuação nos mais diversos ramos.

Quer saber mais como funciona uma empresa de cobrança e quais os benefícios dessa terceirização? Então, continue a leitura e descubra como aumentar suas taxas de recebimento e manter um bom relacionamento com os seus clientes. Acompanhe!

Por que escolher uma empresa de cobrança especializada é uma boa opção?

Negociar dívidas com clientes inadimplentes é uma das atividades mais delicadas de uma empresa. Isso porque, dependendo da forma como é realizado, esse processo pode prejudicar a relação entre as partes e até resultar no fim do contrato. Para evitar esse tipo de situação, muitas organizações têm optado por terceirizar a cobrança.

Um ponto positivo disso é a impessoalidade da empresa contratada, que trata as negociações de modo profissional com o zelo de manter o seu cliente. Dessa forma, a sua empresa é eximida das negociações. A tarefa é de responsabilidade de profissionais especializados e com experiência nas mais variadas situações que envolvem a cobrança.

São várias ações que precisam ser tratadas com cuidado para que a negociação obtenha sucesso, que vão desde a abordagem até a percepção de qual é a estratégia ideal. Além do mais, esses aspectos reduzem as chances de desgastar a relação entre o cliente e a empresa, uma vez que o método utilizado também busca entender o momento do consumidor.

Assim sendo, não basta apenas cobrar, é preciso saber negociar. O melhor método é fazer um acordo com o cliente, apresentando uma proposta bem planejada e estruturada. É necessário que o argumento leve em conta a situação do devedor para aumentar as chances de quitação.

Portanto, escolher uma empresa de cobrança especializada é uma excelente forma de conseguir boas técnicas de negociação e uma solução viável para reduzir inadimplências, já que é de responsabilidade da instituição o desenvolvimento de colaboradores, custos trabalhistas e operacionalização. Tudo isso, representa uma ótima oportunidade de redução de custos para o seu negócio.

Quais são os benefícios de terceirizar as cobranças da sua empresa?

O cenário cada vez mais competitivo e o dinamismo do mercado exigem que as empresas atuem com foco total na produção de resultados, inovação e crescimento. Nesse contexto, é fundamental que toda a equipe seja centrada na atividade-fim da organização. É justamente nesse ponto que a cobrança terceirizada pode beneficiar muito o seu negócio. Conheça as vantagens.

Redução de custos

O primeiro benefício é a redução de custos que esse tipo de serviço traz, uma vez que você não terá despesas relacionadas à criação de um setor especializado e capacitação de funcionários para realizar cobranças. Uma assessoria de cobrança oferece todas as ferramentas necessárias para uma boa negociação.

Aumento da produtividade

Com a contratação de uma empresa de cobrança, os gestores e toda a sua equipe conseguem focar no core business da organização e em ações mais estratégicas, voltadas para o aumento do lucro e expansão do negócio. Dessa forma, há um ganho de produtividade e eficiência.

Aumento do faturamento

À medida que os ativos da sua empresa são recuperados, o seu faturamento aumenta de maneira considerável. A empresa de cobrança consegue, por meio de profissionais especializados, negociar as dívidas com os clientes e propor soluções que atendam às necessidades de ambas as partes. Dessa maneira, a taxa de inadimplência é reduzida e os lucros crescem.

Processos mais otimizados

Um ponto muito importante é que os sistemas utilizados pelas empresas de cobrança geram indicadores frequentes de acionamento, negociações realizadas, acordos firmados, recuperação da carteira e localização dos pagantes. Esses dados são muito importantes para melhorar as performances da carteira do cliente versus o seu segmento de atuação.

Melhora o atendimento

A cobrança terceirizada além de ser uma forma de potencializar a recuperação das dívidas da sua empresa, é um modo de manter um bom relacionamento com os seus clientes, evitando que a relação seja desgastada ou até mesmo que o contrato se rompa. Com a devida assessoria, o seu cliente recebe um atendimento especializado e focado na sua dor.

Quando a minha empresa precisa terceirizar a cobrança?

O momento ideal de terceirização está muito relacionado ao seu negócio. Mas tenha em mente que quanto mais demorar para um cliente ser cobrado, menor são as chances de a sua empresa receber o que tem direito. Por isso, o primeiro passo é analisar a eficiência do seu setor de cobrança interno.

Se você examinar a quantidade de atividades que demandam uma atenção mais estratégica da sua equipe, vai perceber que pode ser difícil conseguir realizar as cobranças de forma efetiva. Nesse caso, a contratação de uma empresa de cobrança é uma boa solução, uma vez que se trata de um serviço especializado para a negociação de dívidas. Assim, as chances de você recuperar o dinheiro em um tempo muito mais curto são bem maiores.

O foco específico de uma empresa de cobrança faz com que a sua rotina tenha melhor desempenho, e isso significa uma vantagem importante no atendimento que os seus clientes vão receber. Também evita a perda de tempo e o desgaste de utilizar estratégias ineficazes na abordagem ou até mesmo na efetivação da cobrança.

Se o seu negócio é centrado no cliente, por exemplo, a terceirização vai ajudar a potencializar isso por meio de um atendimento focado na melhor solução para o consumidor, ou seja, na melhor forma de realizar o pagamento sem que isso prejudique uma das partes.

É válido lembrar que a contratação de uma assessoria de cobrança permite que a empresa tenha mais foco no core business. Isso significa que além de conseguir recuperar o seu dinheiro, a organização também ganha tempo para se concentrar em aumentar seus resultados e expandir o seu negócio.

O que procurar em uma empresa de cobrança?

Na hora de escolher uma empresa de cobrança, é fundamental que você estabeleça uma relação entre os serviços oferecidos com o seu modelo de negócio. Em primeiro lugar, peça amostras da régua de cobrança que a assessoria pretende implantar para seus clientes. Caso ela tenha outras contas do mesmo segmento que o seu, melhor ainda.

No entanto, certifique-se de que uma régua de ativação seja criada especialmente para o seu negócio e para seus clientes, uma vez que, apesar de similares, cada empresa conta com um perfil de cliente, mesmo sendo concorrentes. Isso é importante para que a relação não seja prejudicada.

Se informe sobre como funciona o modelo de remuneração da empresa. Existem diversas opções no mercado, a Global Soluções, por exemplo, trabalha com a remuneração baseada no Success Fee, ou seja, somente sobre o valor recuperado. Essa é umas práticas mais reconhecidas e garante a contratante maior lucro e redução de custos.

Cada vez mais os dados são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento das organizações. Por isso, dê preferência às empresas que realizam a análise do mercado financeiro, dos rendimentos das cobranças e da segmentação de clientes — ou seja, aquelas que ofereçam ferramentas tecnológicas capazes de estruturar informações.

Uma dica na hora de escolher uma empresa de cobrança, é pensar também na corresponsabilidade que o contratante tem em relação aos débitos trabalhistas em caso de negligência da contratada. Solicite CND — Certidão Negativa de Débitos — periodicamente e fique atento aos preços muito baixos, pois sabemos que não há mágica, e o baixo custo em curto prazo pode virar um passivo no futuro.

Agora que você já sabe que uma empresa de cobrança é uma ótima solução para diminuir a sua taxa de inadimplência e aumentar o seu faturamento e produtividade, analise bem os serviços e contrate uma parceiro que ofereça profissionais especializados e experientes para estar em contato com os seus clientes.

A Global Soluções está a mais de 25 anos no mercado entregando estratégias financeiras com diferenciais. Entre em contato conosco e saiba como aumentar o desempenho do seu negócio. Basta acessar a nossa página de contato!