A negociação de uma dívida é sempre um momento delicado. Ao mesmo tempo em que há o interesse de todos em resolver a situação, é importante que a forma de fazer isso seja vantajosa tanto para devedores quanto para credores. Não é à toa que fazer uma proposta de acordo de dívida pode ser tão complicado.
Se você quer utilizar essa estratégia de forma eficiente, para melhorar os resultados do seu negócio e conseguir lidar com a inadimplência, confira dicas de como elaborar propostas adequadas para diferentes situações. Boa leitura!
Como elaborar e oferecer uma proposta de acordo de dívida?
A redução da taxa de inadimplência em qualquer negócio passa pela combinação de uma série de estratégias. Sem isso, o alto número de devedores pode comprometer o caixa da empresa e prejudicar os resultados financeiros — afetando, inclusive, a continuidade do empreendimento.
Dentro dessas formas de lidar com os atrasos, os acordos de dívida estão entre uma das principais maneiras tanto de recuperar o dinheiro devido quanto de manter o cliente inadimplente fidelizado, possibilitando que ele volte a fazer negócio com você.
A partir disso, esgotadas todas as alternativas, a elaboração de um acordo de dívida costuma ser a solução ideal, inclusive para evitar desgastes na relação.
Como aumentar as chances de sucesso?
Em certa medida, os acordos são quase que uma estratégia para minimizar os prejuízos. É por isso que eles devem ser cogitados apenas quando as outras opções de cobrança não surtirem o efeito esperado.
Para quem está na posição de credor, vale sempre ressaltar que fechar um acordo envolve fazer algumas concessões para evitar que a dívida se estenda por muito tempo, ou mesmo nunca seja quitada.
Para aumentar as chances de sucesso, é fundamental seguir alguns passos para obter sucesso na negociação, conforme indicamos nos tópicos abaixo.
Entenda as razões do cliente
Ainda que todas as tentativas anteriores de cobrar a dívida com outras estratégias tenham falhado, é preciso manter a empatia e se colocar no lugar do devedor, para entender as razões que o levaram à condição atual.
Nesse contato, seja sutil para ao mesmo tempo em que conversar com o consumidor, esclarecer sobre as consequências do débito em aberto, bem como quais são os valores atualizados e há quanto tempo eles estão vencidos.
A partir disso, assim que possível, faça a proposta com valores condizentes com a situação do cliente, mas que permitam que a questão de dívida seja resolvida de forma rápida, o que é vantajoso para ambas as partes.
De qualquer forma, esteja aberto a ouvir contrapropostas também. Se ela for muito discrepante da oferta original, a análise do débito pode ser encaminhada para o setor financeiro.
Seja como for, todo o contato deve se basear no respeito e naquilo que determina a legislação, sob pena da empresa ter que arcar com os custos disso, decorrentes de processos na justiça.
Estruture e elabore uma proposta
Os motivos que levam à inadimplência são muitos e na maior parte dos casos, temporários. De todo modo, é importante que a empresa tenha estruturada a maneira como serão feitas as propostas de acordo de dívida.
Entre as opções mais comuns estão descontos em multas e juros ou ainda novos parcelamentos. Algumas empresas, quando veem que a chance de pagamento é reduzida, oferecem descontos agressivos no valor total da dívida.
Vale reforçar que o acordo só faz sentido se for vantajoso para a empresa também. Ao mesmo tempo, não faz sentido repetir a forma de pagamento que levou ao cliente à inadimplência, certo? Por isso é tão importante estar disposto a negociar um caminho viável para os dois lados.
Coloque o acordo no papel
Para que o acordo tenha valor, coloque todas as informações sobre a conclusão da negociação em um novo contrato. Esse documento deve ter as informações a respeito do devedor, do credor e as condições de pagamento negociadas (como novos prazos, valores e eventuais descontos concedidos).
É comum também que esse tipo de contrato contenha cláusulas que estipulem as consequências de um novo atraso, incluindo medidas judiciais.
Retire o nome do devedor dos serviços de proteção ao crédito
Feito o acordo e com pelo menos parte do pagamento efetivado, a empresa deve também fazer sua parte e solicitar a retirada do nome do consumidor dos cadastros de devedores.
E essa preocupação previne uma série de dores de cabeça para o empresário, já que manter o nome do consumidor negativo após o pagamento pode render multas e processos.
No sentido oposto, caso o acordo seja descumprido pelo cliente, ele pode ter seu nome incluído de volta nesses cadastros, sem qualquer problema.
Faça campanhas de renegociação
Para quem quer ampliar o número de renegociações e fechar mais acordos de dívida, uma boa estratégia é fazer campanhas de renegociação, principalmente próximo às datas comemorativas, como o Natal.
Para surtir efeito, contate sua base de clientes inadimplentes e divulgue as vantagens de fazer um acordo para quitar a dívida. Além de receber de volta ao menos parte dos débitos, você incentiva que o consumidor volte a gastar, o que é positivo para seu caixa.
Quais os benefícios dessa estratégia?
No final das contas, procurar os clientes inadimplentes para negociar as dívidas traz ganhos para ambos os lados. A empresa, ao tomar essa atitude, consegue gerenciar melhor a taxa de inadimplência, ter acesso a recursos que fortalecem o caixa e ainda reestabelecer a confiança com os consumidores, garantindo um relacionamento mais saudável que, no futuro, pode se converter em novas vendas.
Já o consumidor que acerta suas dívidas, recupera o acesso ao crédito, uma vez que tem seu nome retirado dos serviços de proteção ao crédito, e pode conseguir descontos em juros e multas que encarecem a dívida. Tudo isso permite que ele regularize a situação e tenha a uma vida financeira mais tranquila.
Para reduzir a inadimplência e fortalecer relacionamentos por meio de uma proposta de acordo de dívida, o ideal é contar com a capacitação de uma empresa especializada no assunto, como a Global Estratégias Financeiras, que combina uma equipe com ampla experiência e tecnologia para alcançar sempre os melhores resultados. Dessa forma, ela se transforma em um parceiro estratégico do seu negócio.
Então, não perca mais tempo e veja como podemos ajudá-lo com essas questões entrando em contato agora mesmo.