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Qual a diferença entre endividamento e inadimplência? Entenda como otimizar a sua gestão de cobrança.


Qual a diferença entre endividamento e inadimplência? Entenda como otimizar a sua gestão de cobrança.

Endividamento e inadimplência são duas palavras que qualquer empresa evita ouvir. Mas é preciso ser realista: é impossível não ter algum cliente em uma dessas situações. Aliás, a certeza é tanta, que a melhor forma de lidar é com uma manutenção de danos — é aí que entra, muitas vezes, a otimização da gestão de cobrança.

No entanto, existe antes um passo importante para que ela tenha um resultado positivo: é preciso entender qual é a diferença entre um cliente endividado e um inadimplente.

Neste texto, mostraremos para você quais são essas diferenças e como é possível otimizar a cobrança. Entenda!

Qual é a diferença entre endividamento e a inadimplência?

Os números, quando o assunto é uso de crédito no Brasil, dificilmente têm um resultado positivo. Segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional Do Comércio, De Bens, Serviços E Turismo), em fevereiro de 2022, a inadimplência chegou a 27%, por outro lado, 76,6% das pessoas entrevistadas tinham dívidas a vencer.

São números altos e que demonstram que os consumidores brasileiros têm dificuldade em lidar com excesso de crédito. Mas a pesquisa ainda mostra outra coisa: há uma diferença entre estar inadimplente e endividado e aqui, vamos esclarecer o que significa cada uma.

O que é endividamento?

Podemos descrever a dívida como um valor agendado, isto é, o consumidor tem um prazo para quitar determinado débito. Sendo assim, endividado é aquele que assume esse valor e vai pagá-lo até o limite estabelecido.

Vamos utilizar um exemplo: quando você usa o cartão de crédito, está automaticamente assumindo uma dívida. É uma cobrança com um vencimento e, algumas vezes, pode ter prestações, mas ainda não há nenhum atraso por sua parte.

Essa é uma das principais características do endividamento, existe um controle do pagamento das contas. O que é totalmente o oposto do nosso próximo tópico.

O que é a inadimplência?

Já no caso da inadimplência, ela começa com um endividamento, porém, o consumidor deixa essa dívida atrasar. Não pagou alguma parcela ou perdeu o vencimento de uma fatura? Então, você está no que chamamos de inadimplência.

Aliás, é bem comum que as empresas estipulem um prazo de pelo menos 90 dias para se considerar inadimplente.

Como otimizar esses processos?

Pelo lado do consumidor, é sempre complicado estar em uma situação de endividamento ou inadimplência, contudo, pelo lado da empresa, a questão afeta diretamente as suas finanças. Se o negócio não recebe o dinheiro esperado, isso afeta a sua manutenção, salários dos funcionários, investimentos, etc.

Portanto, é muito importante pensar em estratégias para controlar ao máximo essas situações, mesmo que elas não dependam diretamente da empresa. A seguir, vamos mostrar algumas dicas do que fazer!

Crie uma política de cobrança

A política de cobrança corresponde a todas as iniciativas para que o consumidor realize os pagamentos no prazo. Sendo assim, todos os processos, desde o registro da compra, a forma de pagamento, prazos e até o monitoramento da dívida e as ações de cobrança fazem parte dela.

Ela funciona como um guia inicial de como a empresa deve proceder. Por isso, é um passo eficaz para lidar tanto com o endividamento quanto com as situações de inadimplência.

Invista em tecnologia adequada

Hoje, é quase impossível não encontrar algum processo de gestão que não use alguma ferramenta para aprimorá-lo. Softwares de gerenciamento existem em vários níveis e, no caso da cobrança, são um aliado importante para torná-la mais otimizada. Sendo assim, a dica é investir em ferramentas que sejam capazes de monitorar todo o processo da cobrança, inclusive, anterior à dívida.

Procure por softwares que permitam a análise do status de pagamento e que possam programar e enviar lembretes de cobrança, além de proporcionarem uma ampla avaliação das finanças do negócio.

Analise o comportamento do cliente

Cada cliente terá um perfil, não só nas escolhas de produtos e serviços, como também na forma como lida com os pagamentos. Cabe à empresa entender e adaptar a sua estratégia, para facilitar a quitação da dívida. Mas como fazer isso?

O primeiro passo é compreender quem é o seu cliente, quais são os seus hábitos de pagamento, além de observar o momento externo. Isto porque as condições do mercado e da economia nacional têm uma grande influência.

Tenha em mente que alguns consumidores serão mais esquecidos, o que necessitará que a empresa envie lembretes constantes, outros já podem ter o hábito de pagar em dia, mas estão passando por algum problema por causa da situação econômica. Fazer uma análise do comportamento, ajudará a atender suas necessidades.

Defina uma régua de relacionamento

A régua de cobrança é uma ferramenta fundamental para a empresa conseguir efetivar uma cobrança. Isso porque ela fornece um passo a passo de como o atendimento pode agir em cada fase da dívida. Especialmente para cliente inadimplentes é uma ótima oportunidade para tomar ações que os incentivem a pagar.

Algumas das vantagens de utilizá-la são a possibilidade de determinar quais serão os canais usados para entrar em contato com o cliente, além de definir a frequência e até como se dará a renegociação.

Conte com uma consultoria especializada

A cobrança é um aspecto importante para a empresa, mas não pode representar as preocupações totais. Afinal, o negócio tem seus próprios produtos e serviços, e deve gastar os seus recursos com isso. Além disso, para cobrar de forma efetiva, é necessário ferramentas adequadas, além de investir em um bom atendimento e, em alguns casos, isso pode exigir até um setor jurídico.

Terceirizar a cobrança é um jeito de garantir que esse processo seja feito com competência por pessoas que entendem do assunto e tenham experiência no atendimento, além das ferramentas adequadas para garantir o melhor resultado.

Entre alguns dos benefícios estão, entre outros:

  • geração de boletos;
  • lembretes sobre os débitos;
  • suporte jurídico;
  • agente virtual;
  • chatbot (robô de atendimento virtual).

O endividamento e a inadimplência são duas situações que, para qualquer empresa, representa uma parte difícil de ter um empreendimento. São cenários que não podem ser evitados, por isso, é importante que o negócio invista em um sistema de gestão dessas situações, a fim de controlar os aspectos negativos de ter débitos a quitar e conseguir manter o funcionamento do negócio.

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