Home › Blog › Notícias › Economia › Fluxo de Caixa: práticas para melhorar a saúde financeira do seu negócio
Fluxo de Caixa: práticas para melhorar a saúde financeira do seu negócio
12 de julho de 2021Tempo de leitura: 11 minCategoria: Economia
A gestão financeira estratégica passa pela gestão do fluxo de caixa e é indispensável para a tomada de decisão tanto de curto como de longo prazo, além da avaliação da saúde financeira do negócio. Os anos de 2020 e 2021 provocaram uma reinvenção nas empresas em muitos quesitos, desde o pequeno até o grande empresário, e o financeiro de uma organização não é diferente, ele tem necessitado se reinventar durante o período de pandemia e o fluxo de caixa tem sido muito importante para o cenário atual.
Desafios fluxo de caixa
Para iniciar o bate-papo durante o Webinar Fluxo de Caixa: práticas para melhorar a saúde financeira do seu negócio, a gestora de Finanças e Controladoria da Global Estratégias Financeiras, Mirian Cidral, convidou o Gestor Financeiro da Osklen, Mauricio Lopes para comentar quais têm sido os desafios enfrentados com relação ao fluxo de caixa e como a Osklen está se adaptando, considerando os impactos causados pela pandemia, para buscar a perenidade da empresa.
“Esse período de pandemia tem sido um desafio, já faz quase dois anos, mas temos conseguido manter o fluxo de caixa saudável e positivo”. Mauricio comentou que seguem um plano anual, porém destacou que ele é reconstruído a cada mês de acordo com a situação do Rio de Janeiro, cidade onde a Osklen tem sua sede. Destacou ainda os principais pontos observados no fluxo de caixa durante esse período: “Melhorar a gestão do capital de giro, estar alinhado com nossos fornecedores, nossos recebimentos, também temos feito um trabalho forte com relação à inadimplência para não alavancar os índices, onde a Global tem sido nossa parceira.”
Foram realizadas várias ações por parte da Osklen para manter o fluxo de caixa, capital de giro e ciclo financeiro equilibrados. Pensando em toda a cadeia econômica em que a marca está inserida foram criadas alternativas de venda, com um e-commerce estruturado e estabilizado, prazos flexibilizados para os canais de vendas, campanhas com as multimarcas, renegociações com fornecedores, incluindo operação de bancos, e ações para evitar o crescimento da inadimplência. “É um quebra-cabeças que a gente vai encaixando as peças e no final o tabuleiro está com todas encaixadas e reunidas para continuar firme no negócio”.
Decisões que deram certo e equivocadas na tomada de crédito
Jarbas Nei Maçaneiro é Diretor da Belsouth Gestão e Participações e atuou durante 40 anos em instituições financeiras, ele comentou o tema. “Acompanhando muitos balanços constatei uma série de decisões equivocadas, muitas delas na hora de se fazer investimento, na ânsia de aumentar as vendas ou um novo cliente a empresa necessitava comprar máquinas ou fazer alguma ação mais significativa, são valores geralmente consideráveis e na ansiedade de fazer o negócio rápido e gerar mais caixa, acabavam não tomando a fonte de financiamento adequada.”
Sobre a realização de investimentos, Jarbas recomenda que as empresas não utilizem dinheiro de curto prazo ou do capital de giro, mesmo tendo recursos para o capital. O ideal é gastar bastante tempo no planejamento e na busca de uma fonte adequada que seja de longo prazo e que não comprometa o capital de giro, “Muitas vezes o que era uma grande oportunidade vira um pesadelo, todo investimento tem um prazo de maturação e nem sempre o retorno ocorre no tempo esperado”.
Outro ponto de atenção são as empresas que concentram vendas em um grande cliente, já que organizações que compram em grandes volumes acabam tendo acesso a preços mais competitivos, resultando em redução de margens e com o tempo se transformando numa grande armadilha. Jarbas trouxe um exemplo de boa prática com relação a questão de vendas, “Eu convivi com uma empresa que tinha 30% da venda concentrada em um cliente, o que exigia muita atenção da equipe. Num determinado momento a organização decidiu romper com esse cliente, isso teve um impacto muito grande mas ao longo do tempo se mostrou a decisão mais sábia, porque ela rompeu com esse cliente que demandava muito tempo e atenção da fábrica e direcionou aquele esforço de produção para clientes menores. Como resultado ela descobriu que esses clientes menores proporcionaram maiores margens e não exigiam tanto da linha de produção, é uma decisão difícil reduzir venda no primeiro momento, mas foi a decisão que permitiu a empresa crescer de uma maneira exponencial.”
No dia a dia as equipes e gestores necessitam cumprir suas responsabilidades, gerar vendas, papel, cumprir responsabilidades com o banco, nesses casos também é interessante a visão de alguém de fora. “Há casos em que a mudança de pensamento veio com alguém de fora, que faz um olhar crítico sem estar tão envolvido com o processo”, complementou Jarbas.
Estratégias e boas práticas para manter a saúde financeira
Na Osklen uma grande ideia que vem se mostrando assertiva, buscar a melhor estratégia para tratar cada canal de venda. Por trabalharem com franquias, multimarcas, lojas e ecommerce estabeleceram diferentes prazos, prolongaram alguns prazos e mantiveram os franqueados abastecidos com produtos além de realizarem campanhas com descontos e redução de margem para as multimarcas, visando receber em dia, “São estratégias usadas em relação a prazo que vem dando super certo, um alinhamento da companhia que refletiu saudavelmente no caixa, conseguimos trazer dinheiro pra dentro de casa com custo mais barato que banco”, reforçou Mauricio .
Mauricio também comentou sobre uma das formas como a terceirização do contas a receber ajuda na redução do prazo de recebimento, citando empresas que realizam disparo automático, enfatizando a ideia de que planejamento e estratégias específicas como as ações preventivas, podem auxiliar na redução do prazo e potencializar as chances de recebimento.
Projeções de longo prazo em tempos de pandemia
O fluxo de caixa é importante aliado para projetar a longo prazo, questionado sobre como manter essa projeção em um período de instabilidades Mauricio comentou que seguem o planejamento anual na Osklen mas ele é revisto a cada seis meses, também dispõem de um comitê de gestão de crise que avalia a situação mensalmente, levando em conta as diferentes praças com horário de atendimento e de funcionamento diferentes. “Nesses dois últimos anos temos conseguido acompanhar o que a companhia espera no plano anual, temos vivido em uma roda gigante devido às questões econômicas, políticas e a grande incerteza do mercado. As estratégias são cada dia mais repensadas e temos criado soluções principalmente para vender, colocando produtos no mercado, criando campanhas, fortalecendo a marca e o comércio em geral.”
Importância do balanço financeiro para o gestor e empresa
Jarbas mencionou que os bancos avaliam o balanço financeiro das empresas, tendo uma série histórica de pelo menos três balanços para ter ideia da performance da instituição ao longo do tempo. Os bancos em geral concedem crédito e precificam o cliente em balanço, dessa forma uma empresa que tem uma situação financeira e econômica mais confortável paga um preço menor na comparação com empresas que têm o balanço mais fraco e que representam maior risco.
“A chance de sucesso no crédito quando se conhece a realidade de balanço é muito importante, a empresa pode negociar um preço mais competitivo se souber a força do balanço ou pode oferecer para o banco uma condição de tomada de crédito com maior chance de sucesso e com mais garantias se o balanço for fraco”, destacou Jarbas ao falar da importância do gestor financeiro dominar o balanço da sua empresa..
Crescimento da inadimplência
No início deste ano houveram relatos de que enfrentamos um período de alto consumo e alta liquidez que agora vem resultando no aumento também dos índices de inadimplência, Mauricio mencionou que por conta disso na Osklen ocorreram situações de liberação de crédito e o balanço financeiro dos clientes também tem sido aliado nessa situação, para acompanhar a situação do cliente no mercado, que respalda em uma política de liberação de crédito de acordo com balanço da empresa.
A empresa já vem realizando esse trabalho desde 2019 quando elaborou uma reestruturação do crédito para os clientes, o principal objetivo é ofertar o melhor em termos de produto e recebimento, sem deixar de prover o suporte necessário e manter o cliente abastecido com produtos.
Impactos da pandemia
Fazendo uma análise do cenário atual Jarbas elucidou que a pandemia gerou uma mudança comportamental de mercado, sendo alguns setores mais afetados e outros beneficiados. Turismo, aviação civil e hotelaria são setores que tiveram uma forte retração, outros setores como de alimentos e de construção civil estão super aquecidos devido a quantidade de pessoas em casa por conta do home office. Ele destacou ainda como o home office se mostrou uma grata descoberta, em que o mercado descobriu que é possível trabalhar em casa e até ganhar mais produtividade, sendo que futuramente poderemos migrar para o modelo híbrido já que o escritório ainda é um importante ambiente de interação e solução rápida.
Tratando de mercado financeiro, no ano passado o governo realizou várias operações de crédito para ajudar as empresas, frente aos déficits de caixa e queda de vendas que muitos setores enfrentaram. Além disso as empresas, em sua maioria, se reorganizaram e responderam rapidamente ao efeito da pandemia, sendo que o e-commerce trata-se de um exemplo, os que investiram nesse meio conseguiram equilibrar seu caixa e suas vendas. “Eu estou otimista com o cenário, diferente do ano passado onde só enxergávamos problemas e dificuldades, vejo que agora estamos no ponto em que é possível ver um horizonte bem mais positivo”, concluiu Jarbas.
A importância do negócio dentro da cadeia produtiva
Mirian levantou o ponto que médias e grandes empresas tiveram de adotar soluções que refletissem em toda a cadeia produtiva, pois se os clientes forem prejudicados por ações como redução de prazos, isso reflete na própria organização. “Esse olhar em cadeia foi bastante importante, ele nos levou a reflexões sobre pensar em conjunto, no contexto da pandemia, não apenas no aspecto social mas financeiro também”.
“Manter a cadeia de suprimentos em pé, acho que esse foi um dos pilares que a gente teve como objetivo” destacou Mauricio sobre os esforços da Osklen para contribuir de forma positiva em relação aos parceiros de venda e contribuir no fortalecimento do mercado. Ele reforçou que foram realizadas ações em que houve limitação de crédito, entretanto a decisão foi tomada com base na natureza de operação do cliente, tamanho e o estudo de balanço financeiro, para garantir a tomada de decisão mais assertiva e acessível para todos os envolvidos.
Aprendizados e boas práticas para a saúde do negócio
Jarbas iniciou a fala comentando que a gestão do crédito era uma questão que as empresas não realizavam com tanta precisão e a pandemia as forçou, esse se tornou um ponto de atenção devido a necessidade de preservar a saúde do caixa, e o crédito é a porta de entrada, especialmente durante os meses de março e abril de 2020 onde a incerteza era total, muitas empresas tiveram que olhar para esses pontos.
Citando exemplos, as empresas do setor de Santa Catarina tiveram uma queda de venda significativa no início da pandemia e só retomaram suas vendas em Junho quando a maioria começou a realizar investimentos no e-commerce para direcionar as vendas. Jarbas levantou tal exemplo para reforçar a importância do planejamento, as empresas tiveram de replanejar, reconfigurar sua produção e deixar o crédito mais acurado, tudo de forma muito ágil. “A pandemia obrigou as empresas a melhorar processos e redesenhar o negócio, e esse foi o grande fator positivo”.
Do mesmo modo, Mauricio acredita que as empresas foram obrigadas a agir de forma rápida e assertiva, e o home office foi um divisor de águas, gerando uma série de reflexões sobre a necessidade de custos de operação, o home office veio para reinventar o negócio e as decisões tomadas daqui para frente serão mais práticas.
“Daqui para frente o mundo não será mais o mesmo, o Brasil não será o mesmo, os negócios não serão os mesmos… mas eu vejo como ponto positivo a velocidade na tomada de decisão, isso foi fundamental para que muitos negócios se mantivessem de pé e colaborassem com a economia. São aprendizados e lições, também erros que cometemos, de uma forma geral as empresas que se mantiveram obtiveram muitos mais acertos do que erros e seguirão firmes.”
Para complementar os temas abordados, Mirian relembrou que o fluxo de caixa possui diversos mecanismos, como a gestão do crédito e do caixa aliados ao balanço patrimonial, reforçou a importância de conhecer a situação financeira do negócio e também dos clientes para saber o quanto investir nele liberando crédito ou qual é o momento de reter esse crédito para não comprometer sua saúde financeira, enfatizando o comprometimento com a cadeia como um todo e finalizou, “Eu gostaria de ressaltar aqui a questão do equilíbrio, buscar utilizar o caixa operacional não oneroso, uma forma é a terceirização do contas a receber que vai impactar diretamente nos prazos de recebimento e no capital de giro da empresa”.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.