Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Saiba como aplicar inteligência artificial no setor financeiro


Saiba como aplicar inteligência artificial no setor financeiro

A cada dia que passa, a inteligência artificial se torna uma tecnologia mais presente no dia a dia de todos nós. Ela é, inclusive, uma das principais tendências de inovação no setor financeiro, com o potencial de reformular diversos processos, tornando-os mais eficientes e precisos.

Você conhece as principais aplicações da inteligência artificial nesse segmento do mercado, além dos benefícios que são alcançados com a sua adoção? Respondemos a essas e outras questões ao longo deste artigo. Confira!

O que é a inteligência artificial?

Trata-se de um daqueles conceitos dos quais muito se fala, mas em muitos casos pouco se entende realmente. Isso se torna ainda mais claro quando levamos em conta que boa parte do nosso imaginário relaciona esse tipo de tecnologia a robôs com características humanas, como vemos nos filmes.

Na prática, e de forma resumida, a inteligência artificial (também conhecida pela sigla IA) engloba todas as soluções que permitem que máquinas e computadores simulem, ao menos em partes, características da inteligência humana.

Ou seja, as máquinas se tornariam capazes de responder, aprender e decidir de forma racional o que deve ser feito com base em determinadas situações a partir dos dados disponíveis. Isso vai além do que por muito tempo foi a computação, que se baseou na construção de programas que respondiam somente a ordens específicas previamente estabelecidas por um ser humano.

Com isso, redes de inteligência artificial são utilizadas em sistemas de recomendação de filmes, que se tornam mais afinados à medida que você assiste mais, ou mesmo na automação de um chat, permitindo que o cliente tire dúvidas conversando com uma máquina de forma natural e fluida.

Embora tenha ganhado força nos últimos anos, a inteligência artificial não é algo novo. Ela é estudada com relativo interesse desde meados do século XX, antes mesmo da chegada dos computadores pessoais à maioria das nossas casas. Hoje, essa tecnologia também é um fértil campo de estudo, sempre em busca de soluções para diversas áreas da atividade humana.

Como aplicá-la no setor financeiro?

Esse mercado só tem a ganhar com a evolução da inteligência artificial. Por meio dela, serão oferecidos serviços mais ágeis e precisos, além do aperfeiçoamento de processos, tornando-os mais eficientes e permitindo um melhor uso dos recursos disponíveis.

Alguns bancos, inclusive, já contam com a inteligência artificial para disponibilizar aos clientes atendimento mais rápido, recomendações de investimentos ou mesmo linhas de crédito, estimando qual a chance de aquele cliente se tornar inadimplente. Dessa forma, a IA serve de base para ferramentas que auxiliam:

  • em transações mais rápidas e seguras;
  • no oferecimento de novas funcionalidades;
  • no aumento do engajamento dos clientes;
  • na prevenção e na identificação de erros;
  • na análise de grandes volumes de dados;
  • na detecção de fraudes;
  • na disponibilização de novos canais de atendimento.

Quais são os impactos na área?

A implementação da inteligência artificial impacta de forma significativa todo o setor à medida que novas funcionalidades são implementadas. Por isso, nos tópicos a seguir, mostramos as transformações mais relevantes que vêm da adoção desse tipo de tecnologia.

Melhoria na tomada de decisão

Com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial, serão tomadas decisões com base em dados (também chamadas de data-driven). A razão para isso é simples: haverá mais clareza e dinamismo na hora de visualizar grandes volumes de dados que antes estariam confusos ou desorganizados.

Hoje, temos á disposição vários dispositivos que fazem análises e estruturação de dados, tornando úteis para quem sejam baseadas decisões relevantes. Esse tipo de solução geralmente trabalha lado a lado com o big data, que é cada vez mais presente no setor financeiro

Preparação para escalabilidade

Outra característica importante das soluções de IA é que elas são facilmente escaláveis na maioria dos casos. Ou seja, se sua empresa aumentar, será possível redimensionar todos os processos sem maiores dificuldades ou a necessidade de novos investimentos.

Incentivo à automação

A IA também é um incentivo à automação, principalmente de atividades lógicas e repetitivas que dependiam de humanos para serem realizadas no passado. Ou seja, em vez de passar horas analisando dados, o colaborador deixará essa tarefa com a máquina e se dedicará à busca de soluções que dependam de inteligência ou de habilidades interpessoais.

Redução de erros

As ferramentas de IA não só reduzem os erros graças à automação de uma série de atividades: elas também servem para monitorar processos e sistemas em busca de gargalos e falhas que comprometam os resultados. Com isso, a empresa tomará as providências necessárias para contornar o problema, reduzindo o risco de prejuízos.

Diminuição de custos

Isso acontece de duas formas: pelo baixo investimento necessário para a implementação de algumas ferramentas e pelo potencial de acertar na tomada de decisões graças às análises feitas com base nos dados levantados pelas máquinas.

Otimização do atendimento ao público

Seus consumidores também terão o que comemorar, uma vez que eles terão à disposição meios de comunicação capazes de solucionar suas demandas com prontidão. Isso certamente melhora a imagem da empresa, que também vai tirar proveito da imagem de inovação obtida.

Resolução de dilemas éticos e regulação da coleta de dados

Do mesmo modo que pode revolucionar a experiência de empresas e consumidores, o emprego massivo da IA levanta alguns questionamentos, inclusive do ponto de vista ético: qual seria nossa relação com máquinas capazes de pensar de forma similar à nossa? E qual o impacto disso em milhões de postos de trabalho?

Além disso, a atuação da IA suscita preocupações relativas à coleta e ao armazenamento de dados. Não por menos, vários países já regulamentaram essa questão. No Brasil, por exemplo, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para aproveitar o que de melhor a inteligência artificial tem a oferecer, é importante que sua implementação seja feita com base em um planejamento cuidadoso, com objetivos claros e respaldado por uma equipe capacitada e com acesso às melhores soluções do mercado. Além disso, é indispensável investir na qualificação dos colaboradores para que ninguém fique perdido no meio do processo.

Aproveite que este conteúdo chegou ao fim e entenda mais sobre a transformação digital no setor financeiro.