Criar uma política de crédito é essencial para empresas que desejam reduzir riscos de inadimplência e manter um fluxo de caixa saudável. Leia o artigo e saiba mais....

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A política de crédito é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam conceder crédito de forma segura e evitar inadimplência. Ela deve incluir critérios bem definidos, análise rigorosa de dados e práticas preventivas que garantam a saúde financeira do negócio.

Muitos negócios têm dificuldades para montar essa política e, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira:

  • o que é uma política de crédito empresarial e por que ela é importante;
  • quais são os principais elementos de uma política de crédito eficiente e como eles se articulam;
  • como definir critérios claros para concessão de crédito;
  • como monitorar e ajustar a política de crédito continuamente.

O que é uma política de crédito empresarial e por que ela é importante?

A política de crédito é o conjunto de normas para determinar quando oferecer crédito a um cliente. A partir dessas regras e da análise de informações do público, é possível definir quando conceder esse benefício.

Essas normas têm como principal objetivo evitar a disponibilização de crédito a clientes com alto risco de inadimplência. Caso ele seja muito elevado, o pedido pode ser negado.

Essas políticas também podem incluir medidas sobre o que fazer em casos de inadimplência, como retificar a situação de crédito, quais casos são negociáveis e quais não são.

Quais são os principais elementos de uma política de crédito eficiente e como eles se articulam?

Para que a sua política de crédito seja eficaz e reduza o risco de inadimplência em sua empresa, ela deve conter alguns elementos básicos. Veja os principais:

Limites e prazos

Antes de considerar qualquer outro elemento, você deve ter prazos bem definidos para pagamentos relativos ao crédito do cliente. Caso contrário, não terá base para fazer cobranças ou estipular outras medidas.

Ao mesmo tempo, deve haver um limite com relação ao valor do crédito, juros que podem ser acumulados, entre outros fatores, para minimizar seus efeitos negativos. Todos esses termos devem ser esclarecidos para o cliente, para que todas as partes possam ser igualmente responsabilizadas.

Avaliação do crédito

Sua empresa também precisa ter um procedimento bem definido para fazer a avaliação do crédito a ser oferecido ao cliente. Antes de conceder o benefício, é necessário saber quais são seus possíveis impactos para a empresa, especialmente considerando a possibilidade de inadimplência.

Monitoramento de pagamento

Por fim, sua empresa deve acompanhar o estado de crédito de cada cliente para identificar casos de inadimplência. Sem um plano de monitoramento adequado, pode ser que alguns desses casos não sejam resolvidos, prejudicando o fluxo de caixa em seu negócio.

Para acompanhar corretamente todos os casos de inadimplência, é importante investir em ferramentas para acompanhar esses casos. Por exemplo, um sistema de CRM.

Como definir critérios claros para concessão de crédito?

Considerando os pontos acima, o que é preciso para elaborar uma política de crédito eficaz? Veja alguns critérios que podem ser utilizados:

Análise de crédito do cliente

Um bom ponto de partida na elaboração das suas políticas é fazer a análise de crédito do cliente. Nesse procedimento, você determina se ele é capaz de cumprir a parte dele ou se o risco de inadimplência é muito alto.

Para isso, é preciso avaliar critérios como exigências de dívidas ativas, orçamento, estabilidade financeira, entre outros. A partir disso, é possível identificar aqueles que apresentam um risco muito elevado para seu negócio.

Histórico de pagamentos

Se você já tem um ou mais clientes em sua base que estão em busca de crédito, outro critério útil é o seu histórico de pagamentos. Ou seja, você analisa se o cliente em questão costuma atrasar pagamentos, se já ficou inadimplente antes ou se é um bom credor.

Em geral, esse é um dos métodos mais eficazes em sua política de crédito, pois a informação é mais clara. Clientes com hábitos financeiros saudáveis tendem a fazer seus pagamentos em dia.

Planejamento orçamentário

O planejamento financeiro e orçamentário do seu negócio também deve ser levado em conta em sua política de crédito. Afinal, você não pode oferecer esse benefício se ele comprometer seu fluxo de caixa. Tenha certeza de que, independente do risco, seu negócio não ficará no negativo ao fim dessa transação.

Como monitorar e ajustar a política de crédito continuamente?

Para proteger sua empresa de inadimplência, é fundamental não apenas elaborar uma política de crédito, mas também ajustá-la com o tempo. Dependendo da situação do mercado, você pode ter que estipular prazos mais restritos ou reduzir ainda mais o risco.

Esses ajustes dependem principalmente do mercado e de mudanças em sua base de clientes. Também é importante contar com uma boa parceria para tornar o processo mais eficiente.

Com a ajuda da Global, você tem assistência especializada para elaborar sua política de crédito. Com nossas ferramentas de gestão e experiência no ramo, é mais fácil evitar o aumento dos casos de inadimplência.

Quer saber como podemos te ajudar? Então entre em contato com a Global e veja como desenvolver uma política de crédito eficaz!

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