Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Como elaborar uma proposta de acordo de dívida? Confira!


Como elaborar uma proposta de acordo de dívida? Confira!

A negociação de uma dívida é sempre um momento delicado. Ao mesmo tempo em que há o interesse de todos em resolver a situação, é importante que a forma de fazer isso seja vantajosa tanto para devedores quanto para credores. Não é à toa que fazer uma proposta de acordo de dívida pode ser tão complicado.

Se você quer utilizar essa estratégia de forma eficiente, para melhorar os resultados do seu negócio e conseguir lidar com a inadimplência, confira dicas de como elaborar propostas adequadas para diferentes situações. Boa leitura!

Como elaborar e oferecer uma proposta de acordo de dívida?

A redução da taxa de inadimplência em qualquer negócio passa pela combinação de uma série de estratégias. Sem isso, o alto número de devedores pode comprometer o caixa da empresa e prejudicar os resultados financeiros — afetando, inclusive, a continuidade do empreendimento.

Dentro dessas formas de lidar com os atrasos, os acordos de dívida estão entre uma das principais maneiras tanto de recuperar o dinheiro devido quanto de manter o cliente inadimplente fidelizado, possibilitando que ele volte a fazer negócio com você.

A partir disso, esgotadas todas as alternativas, a elaboração de um acordo de dívida costuma ser a solução ideal, inclusive para evitar desgastes na relação.

Como aumentar as chances de sucesso?

Em certa medida, os acordos são quase que uma estratégia para minimizar os prejuízos. É por isso que eles devem ser cogitados apenas quando as outras opções de cobrança não surtirem o efeito esperado.

Para quem está na posição de credor, vale sempre ressaltar que fechar um acordo envolve fazer algumas concessões para evitar que a dívida se estenda por muito tempo, ou mesmo nunca seja quitada.

Para aumentar as chances de sucesso, é fundamental seguir alguns passos para obter sucesso na negociação, conforme indicamos nos tópicos abaixo.

Entenda as razões do cliente

Ainda que todas as tentativas anteriores de cobrar a dívida com outras estratégias tenham falhado, é preciso manter a empatia e se colocar no lugar do devedor, para entender as razões que o levaram à condição atual.

Nesse contato, seja sutil para ao mesmo tempo em que conversar com o consumidor, esclarecer sobre as consequências do débito em aberto, bem como quais são os valores atualizados e há quanto tempo eles estão vencidos.

A partir disso, assim que possível, faça a proposta com valores condizentes com a situação do cliente, mas que permitam que a questão de dívida seja resolvida de forma rápida, o que é vantajoso para ambas as partes.

De qualquer forma, esteja aberto a ouvir contrapropostas também. Se ela for muito discrepante da oferta original, a análise do débito pode ser encaminhada para o setor financeiro.

Seja como for, todo o contato deve se basear no respeito e naquilo que determina a legislação, sob pena da empresa ter que arcar com os custos disso, decorrentes de processos na justiça.

Estruture e elabore uma proposta

Os motivos que levam à inadimplência são muitos e na maior parte dos casos, temporários. De todo modo, é importante que a empresa tenha estruturada a maneira como serão feitas as propostas de acordo de dívida.

Entre as opções mais comuns estão descontos em multas e juros ou ainda novos parcelamentos. Algumas empresas, quando veem que a chance de pagamento é reduzida, oferecem descontos agressivos no valor total da dívida.

Vale reforçar que o acordo só faz sentido se for vantajoso para a empresa também. Ao mesmo tempo, não faz sentido repetir a forma de pagamento que levou ao cliente à inadimplência, certo? Por isso é tão importante estar disposto a negociar um caminho viável para os dois lados.

Coloque o acordo no papel

Para que o acordo tenha valor, coloque todas as informações sobre a conclusão da negociação em um novo contrato. Esse documento deve ter as informações a respeito do devedor, do credor e as condições de pagamento negociadas (como novos prazos, valores e eventuais descontos concedidos).

É comum também que esse tipo de contrato contenha cláusulas que estipulem as consequências de um novo atraso, incluindo medidas judiciais.

Retire o nome do devedor dos serviços de proteção ao crédito

Feito o acordo e com pelo menos parte do pagamento efetivado, a empresa deve também fazer sua parte e solicitar a retirada do nome do consumidor dos cadastros de devedores.

E essa preocupação previne uma série de dores de cabeça para o empresário, já que manter o nome do consumidor negativo após o pagamento pode render multas e processos.

No sentido oposto, caso o acordo seja descumprido pelo cliente, ele pode ter seu nome incluído de volta nesses cadastros, sem qualquer problema.

Faça campanhas de renegociação

Para quem quer ampliar o número de renegociações e fechar mais acordos de dívida, uma boa estratégia é fazer campanhas de renegociação, principalmente próximo às datas comemorativas, como o Natal.

Para surtir efeito, contate sua base de clientes inadimplentes e divulgue as vantagens de fazer um acordo para quitar a dívida. Além de receber de volta ao menos parte dos débitos, você incentiva que o consumidor volte a gastar, o que é positivo para seu caixa.

Quais os benefícios dessa estratégia?

No final das contas, procurar os clientes inadimplentes para negociar as dívidas traz ganhos para ambos os lados. A empresa, ao tomar essa atitude, consegue gerenciar melhor a taxa de inadimplência, ter acesso a recursos que fortalecem o caixa e ainda reestabelecer a confiança com os consumidores, garantindo um relacionamento mais saudável que, no futuro, pode se converter em novas vendas.

Já o consumidor que acerta suas dívidas, recupera o acesso ao crédito, uma vez que tem seu nome retirado dos serviços de proteção ao crédito, e pode conseguir descontos em juros e multas que encarecem a dívida. Tudo isso permite que ele regularize a situação e tenha a uma vida financeira mais tranquila.

Para reduzir a inadimplência e fortalecer relacionamentos por meio de uma proposta de acordo de dívida, o ideal é contar com a capacitação de uma empresa especializada no assunto, como a Global Estratégias Financeiras, que combina uma equipe com ampla experiência e tecnologia para alcançar sempre os melhores resultados. Dessa forma, ela se transforma em um parceiro estratégico do seu negócio.

Então, não perca mais tempo e veja como podemos ajudá-lo com essas questões entrando em contato agora mesmo.