No universo corporativo, a eficiência no processo de cobrança é essencial para manter o fluxo de caixa em dia e […]

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No universo corporativo, a eficiência no processo de cobrança é essencial para manter o fluxo de caixa em dia e evitar problemas financeiros. Graças aos avanços tecnológicos, empresas de todos os setores podem contar com soluções que simplificam e potencializam esse processo. Mas dentre tantas opções, quais são as melhores ou as que não podem faltar? Trouxemos uma lista com as principais tecnologias para usar na cobrança e otimizar a gestão financeira da sua empresa.

  1. CRM de cobrança

Como o foco por aqui é ser objetivo, já começamos com o que não pode faltar! O CRM é uma das tecnologias para usar na cobrança que são indispensáveis para a organização e gestão do financeiro da sua empresa. Especialmente se for um CRM específico para cobranças.

Com um sistema de cobrança automatizado, você consegue centralizar as informações dos devedores, integrar ERPs e sistemas bancários, enviar lembretes de pagamento e muito mais. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro e ainda aumenta a precisão do controle financeiro da empresa.

  1. Inteligência artificial

Já falamos inúmeras vezes, mas não custa repetir: a inteligência artificial está revolucionando o mercado financeiro. 

A inteligência artificial, associada ao machine learning, pode ‘observar’ os padrões de comportamento do devedor e com isso, trazer dados preditivos sobre inadimplência, personalizar abordagens de acordo com segmento e histórico do devedor e, até mesmo, indicar qual o melhor canal para a realização do contato.

E tem mais: com o uso de IA na cobrança, você pode focar esforços em tarefas mais estratégicas, reduzir custos operacionais e aumentar suas chances de recuperação de crédito.

Conheça 5 tecnologias de IA no setor financeiro.

  1. Sistemas de automação de comunicação

Dentre as tecnologias para usar na cobrança, temos os sistemas de automação de comunicação. Apesar desta funcionalidade já ter sido citada no tópico de CRM, vale mencionar que existem soluções focadas em comunicação e relacionamento.

Nessas soluções, você pode contar com a integração de diversos canais como redes sociais, e-mail, WhatsApp e SMS, fluxos automatizados de envio de lembretes, boletos e links de pagamento de acordo com a régua de comunicação e ainda monitorar a eficiência dos contatos.

  1. Plataformas de Data Lake

Reter e analisar dados é essencial para contribuir com o processo de cobrança e evitar a inadimplência na sua empresa. Utilizando a tecnologia de Data Lake, é possível reunir um grande volume de dados e analisá-los de forma mais robusta e detalhada.

Sua empresa conta com centralização de dados financeiros do devedor, identificação dos padrões de comportamento e apoia os gestores no processo de tomada de decisão. Dessa forma, você pode tornar a cobrança muito mais assertiva.

  1. Chatbots e assistentes virtuais

Os chatbots e assistentes virtuais não podem faltar nas nossa lista de tecnologias para usar na cobrança! Essas ferramentas são parte fundamental da manutenção do relacionamento com o cliente e para a assertividade da negociação.

Chatbots estão disponíveis 24/7, permitindo que o devedor negocie no momento mais conveniente. Além disso, o atendimento se torna muito mais ágil e reduz a necessidade de intervenção humana. Contudo, quando preciso, os assistentes virtuais colaboram com o atendimento, oferecendo auxílio em tempo real aos negociadores.

Quer saber como os chatbots atuam na cobrança B2B? Clique e confira!

  1. Pagamentos digitais

Hoje ninguém mais quer sair de casa para pagar contas, não é mesmo? Por isso, oferecer soluções digitais simples para que o devedor realize o pagamento faz toda a diferença.

Buscar ferramentas ou integrações com APIs bancárias para possibilitar o pagamento por PIX, boleto ou link de pagamento faz toda a diferença na prevenção e redução da inadimplência. E dentre todas as tecnologias para usar na cobrança, as soluções de pagamento digital estão entre as que mais auxiliam o devedor a regularizar seus compromissos financeiros, promovendo agilidade e conveniência.

Conclusão

As tecnologias para usar na cobrança não são uma tendência. São uma necessidade neste mercado que é cada vez mais competitivo. As soluções apresentadas acima oferecem vantagens significativas, como automação, eficiência e personalização, ajudando sua empresa a reduzir custos e melhorar o relacionamento com os clientes.

Escolha as tecnologias que mais se alinhem às necessidades do seu negócio e entre em contato conosco para começar a transformar sua gestão de cobrança hoje mesmo!

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