Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Antecipação de recebíveis ou empréstimo? Saiba escolher a melhor opção


Antecipação de recebíveis ou empréstimo? Saiba escolher a melhor opção

As situações que levam uma empresa a buscar um empréstimo são inúmeras, e é bastante compreensível que esta solução seja utilizada por negócios de todos os portes e setores. Porém, em alguns casos, é possível sair do automático e usar os próprios recebíveis para ter acesso rápido a um bom capital, o que nos leva à questão: é melhor optar por antecipação de recebíveis ou empréstimo?

A resposta depende de uma análise de contexto que envolve a condição financeira da empresa, o objetivo desse aporte, as taxas envolvidas, o planejamento financeiro e até análises de mercado. Parece muita coisa, mas a realidade é que são exatamente os mesmos aspectos que precisam ser verificados antes de decidir por qualquer operação de crédito.

Então, para ajudá-lo a encontrar a resposta mais adequada para a sua realidade, elaboramos este artigo com dicas valiosas. Acompanhe!

A diferença entre as duas opções de crédito

A antecipação de recebíveis tem por característica transformar recebíveis de vendas a prazo em capital imediato para sua empresa. Ou seja, os cheques pré-datados e duplicatas utilizados como pagamento são trocados por dinheiro mediante uma taxa de deságio. O seu cliente continua tendo o prazo acordado no momento da venda para pagar, mas a sua empresa recebe antes este valor.

Já o empréstimo é consequência de um contrato firmado entre uma empresa e uma instituição financeira. Diante da disponibilidade de crédito e dependendo das garantias oferecidas, é liberado um valor que deve ser devolvido em um prazo determinado, com acréscimo de juros e outras taxas.

Ou seja, na antecipação de recebíveis, a sua empresa antecipa um recebimento que já teria depois de algum tempo. Na prática, trata-se de um recurso que já pertence ao patrimônio do negócio. E o empréstimo significa um novo ônus no orçamento, uma vez que este passa a ser mais um compromisso financeiro que deve ser respeitado ao longo dos meses.

Como decidir entre antecipação de recebíveis ou empréstimo

Decidir entre antecipação de recebíveis ou empréstimo não é difícil. Em geral, a antecipação é bastante adequada para situações em que o dinheiro precisa entrar rápido no seu caixa. Basicamente, o que você precisa para isso é apenas ter os cheques e duplicatas dos pagamentos a serem recebidos em mãos. A análise da operação é rápida e sem complicações.

Em boas empresas fornecedoras desse tipo de solução, todo o processo pode ser feito pela internet e o depósito do dinheiro acontece em poucas horas. Caso, por exemplo, você escolha uma securitizadora para antecipar os valores, nem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) você paga — e as tarifas são bem mais competitivas que em factorings e até bancos tradicionais.

Para ilustrar uma boa situação em que a antecipação de recebíveis pode ser útil, imagine o seguinte: uma fábrica de móveis especializada em produtos para estabelecimentos comerciais recebe a notícia de que um de seus clientes mais habituais vai mudar o layout de todas as filiais. Não será apenas mais um pedido para equipar uma única loja, mas todas as unidades da rede!

O problema é que há uma data para que este pedido seja atendido, pois há uma grande campanha para apresentação ao público da nova identidade. Só que como o pedido é muito grande, é preciso mais mão de obra e mais matéria-prima, e rápido, porque a data de entrega precisa ser respeitada.

Neste caso, o que fazer? Bater na porta do banco pedindo um empréstimo, tendo que reunir toda a documentação para garantia e se esforçar para conseguir o valor necessário por lá mesmo? Ou, quem sabe, negar o pedido do cliente por impossibilidade de atendê-lo?

Nenhuma das duas opções! Utilizando os títulos que a fábrica tem a receber dos outros clientes, é possível ter no mesmo dia o valor necessário! Deste modo, dá para começar a produção o quanto antes, o que vai gerar uma boa expectativa para este cliente e permitir à moveleira faturar um bom dinheiro com este pedido tão expressivo!

E quando os empréstimos são adequados?

Depende muito da situação. Em geral, a antecipação de recebíveis é menos burocrática e já resolve a maioria das necessidades de forma bem satisfatória. O empréstimo, portanto, seria recomendável em uma situação menos emergencial e mais planejada, quando a empresa já prevê no orçamento o pagamento das parcelas do valor tomado.

Vamos a outro exemplo para entender melhor? Imagine que a sua empresa está trocando a marca e isso vai exigir algumas alterações na comunicação visual, nos materiais de marketing e em determinadas áreas físicas (como recepção, administração e fachada). Se não existir o valor completo para essas modificações em caixa, é aceitável que o restante venha de um empréstimo.

Agora, imagine outra situação: um maquinário estragou e ele precisa ser reparado urgentemente, mas você foi pego desprevenido. Neste caso, a antecipação é mais rápida, prática, eficaz e, ainda por cima, não compromete o orçamento do seu negócio por vários meses.

Lembrando que, como qualquer operação de crédito, é necessário ter critério e cautela, pois buscar recursos externos não deve ser uma muleta para o seu negócio. Assim, tanto faz se for antecipação de recebíveis ou empréstimo, é preciso ter consciência a respeito do uso dessas soluções.

Entretanto, especificamente no caso dos empréstimos, é bom lembrar que eles comprometem o crédito no mercado. Quanto mais transações deste tipo o seu negócio tiver, mais difícil será conseguir novos acordos ou mesmo financiamentos. Na antecipação de recebíveis, não há este porém. Além disso, ela também facilita o planejamento, porque só é possível antecipar quando se tem algo a receber.

E agora que você entendeu que a antecipação de recebíveis pode ser muito positiva para suas operações, onerando menos seu caixa e descomplicando a tomada de crédito, vale ressaltar que a Global oferece esta operação por meio da nossa parceira Opera Capital. Então, se ainda restou alguma dúvida sobre os benefícios da antecipação, fale com a gente!

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e ajude nos seus desafios de gestão e em sua tomada de decisão para administrar da melhor forma possível a sua necessidade de crédito. E para conferir mais dicas essenciais ao dia a dia do seu negócio, continue acompanhando o nosso blog! Temos sempre novos assuntos pertinentes e fundamentais para compartilhar com você!