O CRM de cobrança é uma ferramenta estratégica que ajuda empresas a otimizar seus processos de gestão de inadimplência. Leia o artigo e saiba mais....

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Segundo dados do SPC Brasil, a taxa média de sucesso alcançada em cobranças é de 56%. Isso reforça a importância do uso de tecnologias que otimizam esse processo para um bom nível de sucesso, como um CRM de cobrança.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira:

  • o que é um CRM de cobrança e como ele funciona;
  • quais são os principais benefícios de usar um CRM de cobrança;
  • quando sua empresa deve considerar a implementação de um CRM de cobrança;
  • quais recursos um CRM de cobrança deve ter para ser eficaz.

O que é um CRM de cobrança e como ele funciona?

Um CRM de cobrança é uma ferramenta que ajuda as empresas a gerenciar o relacionamento com seus clientes de forma mais organizada e eficiente. Assim, é possível focar no controle e na recuperação de pagamentos pendentes.

A sigla CRM vem de Customer Relationship Management, ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, e, nesse caso, o objetivo principal é cuidar da parte financeira desse relacionamento.

Funciona assim: o sistema reúne todas as informações dos clientes em um único lugar, como dados de contato, histórico de compras, vencimentos de pagamentos e registros de cobranças já feitas.

Com isso, a equipe consegue acompanhar quem está com pagamentos atrasados, programar lembretes automáticos e até personalizar as abordagens para cada perfil. Sendo assim, a ideia do CRM de cobrança é facilitar tanto o trabalho de quem cobra quanto o dia a dia do cliente, evitando a inadimplência e melhorando o fluxo de caixa.

Quais são os principais benefícios de usar um CRM de cobrança?

Usar um CRM de cobrança é como ter um assistente pessoal para organizar suas finanças. Ele oferece:

  • maior controle sobre os pagamentos, mostrando quem está em dia e quem está devendo, tudo num só lugar;
  • automatização de processos, como o envio de lembretes de cobrança e notificações;
  • organização das interações com os clientes, permitindo a identificação de quem foi contatado, quando e qual foi o retorno;
  • redução da inadimplência;
  • manutenção do fluxo de caixa.

Quando sua empresa deve considerar a implementação de um CRM de cobrança?

De forma geral, um CRM de cobrança sempre será uma boa escolha, independentemente do momento da sua empresa. No entanto, se você ainda não conta com a ferramenta, alguns sinais que servem de alerta são:

  • dificuldade para acompanhar os pagamentos dos clientes;
  • perda de prazos de contato;
  • falta de controle sobre quem já foi contatado;
  • aumento do volume de cobranças e a equipe parece sempre sobrecarregada;
  • dedicação excessiva de tempo a tarefas manuais, como mandar e-mails ou mensagens de cobrança;
  • necessidade de direcionar a equipe para casos mais estratégicos.

Caso o problema seja o relacionamento com os clientes, você pode usá-lo para ter uma abordagem mais personalizada (e menos “robotizada”). Ele reúne todas as informações em um só lugar, permitindo que você envie lembretes no momento certo e com o tom ideal.

Sendo assim, implementar um CRM de cobrança traz organização, reduz a inadimplência e melhora o fluxo de caixa. Dessa forma, sua empresa passa a ter mais controle e eficiência, com processos mais profissionais e clientes mais satisfeitos.

Se você já notou algum desses sinais, esse pode ser o momento certo para investir na ferramenta e levar a cobrança para outro nível.

Quais recursos um CRM de cobrança deve ter para ser eficaz?

Quer investir em um CRM de cobrança? Pois saiba que ele deve trazer recursos que realmente facilitem a vida da sua equipe e otimizem o processo. Confira os principais deles:

Relatórios detalhados

Nada de perder tempo com planilhas confusas! O CRM deve gerar relatórios claros sobre quem está devendo, prazos e resultados das cobranças. Assim, sua equipe sabe exatamente onde focar.

Automação de e-mails e lembretes

Imagine nunca mais esquecer de enviar uma mensagem de cobrança! Com automação, o sistema faz isso por você, no momento certo, e ainda pode personalizar os contatos.

Integração com outros sistemas

Seu CRM precisa “conversar” com ferramentas de gestão financeira ou ERP. Isso evita retrabalho e deixa tudo centralizado.

Gestão de interações

Saber quem foi contatado, quando e qual foi o retorno é importante para evitar confusão e manter o relacionamento com o cliente mais fluido.

Leia também: O que considerar ao contratar serviços de cobrança

Assim, entendendo o que é um CRM de cobrança, como ele pode melhorar a eficiência da equipe de cobrança e quais recursos ele precisa ter para ser eficaz, você poderá investir nessa ferramenta para tornar esse setor muito mais eficiente e econômico!

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O que é o BPO Financeiro?

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Qual é a política de privacidade?

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