Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, cerca de 71,1 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência. Para que as empresas não saiam no prejuízo, vale a pena contar com serviços de cobrança para garantir o pagamento desses débitos sem colocar em risco a fidelização desses consumidores.
Esses serviços são essenciais para a recuperação de dívidas e para a manutenção da saúde financeira das empresas. No entanto, escolher o parceiro certo para gerenciar esse processo pode ser desafiador. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira:
- o que são serviços de cobrança e quais são os tipos disponíveis;
- quais são os benefícios de contratar serviços de cobrança terceirizados;
- quando contratar uma empresa de cobrança pode ser a melhor solução para sua empresa;
- quais fatores considerar ao escolher uma empresa de cobrança.
O que são serviços de cobrança e quais são os tipos disponíveis?
Os serviços de cobrança são ferramentas que ajudam as empresas a receberem pagamentos atrasados de clientes ou devedores. Basicamente, quando alguém esquece (ou decide não pagar) uma conta, as organizações podem acionar soluções especializadas para resolver a situação e otimizar esses processos.
Existem diferentes tipos de cobrança de dívidas:
- Cobrança amigável: é a primeira tentativa, feita de maneira mais amigável. Geralmente, envolve o envio de lembretes por e-mail, telefone ou mensagem. O objetivo é negociar de forma tranquila, dando opções de parcelamento ou desconto para quitação;
- Cobrança extrajudicial: ainda fora da Justiça, mas um pouco mais formal. Aqui, entram as cartas de cobrança, protesto em cartório ou até o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa;
- Cobrança judicial: caso nada disso funcione, está na hora de envolver a justiça. O credor, então, entra com uma ação para receber o valor devido, o que pode incluir bloqueio de bens ou penhora de salário.
Quais são os benefícios de contratar serviços de cobrança terceirizados?
Caso sua empresa esteja enfrentando dificuldades para receber de clientes, contratar serviços de cobrança terceirizados pode ser uma solução prática e eficiente. Esses especialistas entram em cena para resolver o problema e evitar dores de cabeça, além de trazerem muitos benefícios. Entre eles estão:
Redução de custos internos
Manter uma equipe dedicada só para as cobranças pode sair caro para o empreendedor. Por isso, quando você terceiriza, economiza com salários, treinamento e estrutura já que a empresa contratada assume tudo isso.
Aumento de eficiência
Serviços de cobrança terceirizados têm ferramentas e estratégias específicas para recuperar crédito de forma rápida e profissional. Eles sabem a melhor forma de abordar os devedores no momento certo, usando as melhores práticas sem desgastar o relacionamento com o cliente.
Ganho de tempo
Além disso, também sobra mais tempo para você focar no que realmente importa, pois enquanto a empresa de cobrança cuida dos atrasados, sua equipe pode se concentrar no crescimento do negócio, como na atração de novos clientes e aprimoramento de serviços.
Quando contratar uma empresa de cobrança pode ser a melhor solução para sua empresa?
Não é recomendado contar com especialistas quando o volume de dívidas pendentes já está fora de controle. O ideal é evitar a inadimplência e seus impactos no fluxo de caixa por meio da contratação de uma assessoria de cobrança assim que possível.
Outra situação comum é quando o esforço interno para cobrar não está trazendo resultados. Sabe aquelas ligações ignoradas, promessas não cumpridas e e-mails sem resposta? Os profissionais de cobrança contam com técnicas e ferramentas que contornam essas situações.
Além disso, se você quer evitar desgastar o relacionamento com seus consumidores, uma empresa de recuperação de crédito atuará de forma imparcial preservando a imagem da sua marca.
Quais fatores considerar ao escolher uma empresa de cobrança?
Escolher uma empresa de cobrança não é só considerar o preço cobrado, mas avaliar os fatores que podem fazer a diferença no resultado. Conheça os principais aspectos que você deve considerar:
Histórico de sucesso
A empresa tem experiência comprovada? Verifique casos reais de recuperação de crédito e se os resultados apresentados mostram eficiência. Um bom histórico dará mais segurança na contratação.
Tecnologia utilizada
Empresas modernas, como a Global, utilizam sistemas avançados que tornam o processo de cobrança mais rápido e preciso. Essas soluções tecnológicas melhoram a comunicação com os devedores e aumentam as chances de sucesso.
Especialização no setor
Entender o mercado é fundamental, por isso uma empresa especializada no seu setor saberá como lidar com os devedores de forma estratégica, preservando as relações comerciais e respeitando as particularidades do segmento.
Transparência e atendimento
Certifique-se de que a empresa fornecerá informações sobre todas as etapas do processo. A Global, por exemplo, oferece suporte dedicado e atendimento personalizado para esclarecer dúvidas e garantir o acesso a dados atualizados.
Reputação no mercado
Busque referências e avalie a credibilidade da empresa. Ao longo dos 30 anos de história da Global, a empresa se destaca pela combinação de eficiência, tecnologia de ponta e atendimento personalizado, sendo uma solução confiável para cuidar das suas cobranças.
Leia também: Qual é a Diferença entre Recuperação de Crédito Amigável e Judicial?
Agora você já sabe o que considerar na hora de escolher serviços de cobrança e como as organizações que atuam nesse ramo podem auxiliar a reduzir os itens de inadimplência e manter a fidelidade desses seus consumidores.
Se interessou por esse tipo de serviço? Então entre em contato com a Global Estratégias Financeiras para conhecer nossas soluções de recuperação de crédito e otimizar os seus resultados!