À medida que uma empresa cresce e ganha mais destaque no mercado, é mais provável que ela acabe lidando com clientes inadimplentes em algum momento, sejam estes atrasos de pagamentos por acidente ou negligência. Nesses casos, seu negócio precisa de um procedimento de recuperação de dívidas bem definido.
No entanto, esse processo também envolve seus próprios desafios, e é fundamental levá-lo em conta durante seu planejamento para manter um fluxo de caixa saudável.
Acompanhe o artigo e confira:
- quais são os principais desafios ao lidar com clientes inadimplentes;
- quais abordagens podem melhorar a recuperação de dívidas com clientes; inadimplentes;
- como implementar negociações de dívida para evitar inadimplência prolongada;
- como a cobrança extrajudicial pode ser uma solução eficiente.
Quais são os principais desafios ao lidar com clientes inadimplentes?
Para que uma estratégia financeira tenha sucesso, ela precisa levar em conta como você lida com clientes inadimplentes. Muitos deles têm bastante resistência ao cumprimento de prazos e pagamento de juros. Mesmo quando há um esforço de negociação, ainda é necessário levar em conta a dificuldade em chegar a um acordo.
Enquanto podem existir aqueles que agem de má fé, outros podem ter dificuldades genuínas para cumprir suas obrigações, mas estão dispostos a cooperar o máximo possível. Pode ser bem difícil reconhecer essas diferenças e agir de acordo com elas.
Quais abordagens podem melhorar a recuperação de dívidas com clientes inadimplentes?
Existem algumas estratégias que ajudam você a lidar com clientes inadimplentes e melhoram suas chances de obter o pagamento devido. Confira as principais delas:
Cobrança preventiva
Um dos princípios da gestão de inadimplência é evitar que o cliente fique inadimplente sempre que possível. E um dos métodos que podem ajudar é a cobrança preventiva. Nesses casos, é preciso entrar em contato com um cliente que apresenta risco de se tornar inadimplente e fazer sua cobrança antes do prazo estipulado.
Esse método oferece algumas opções:
- o cliente pode fazer o pagamento com antecedência, evitando o caso de inadimplência;
- é possível negociar uma margem maior de cumprimento, caso precise negociar prazos no futuro.
Lembrete automático
Se você tem um grande número de clientes em sua base, todos com cobranças frequentes, vale mais a pena adotar a tecnologia para te auxiliar. O melhor exemplo disso é o envio automático de lembretes de cobranças atrasadas ou próximas do vencimento.
Esse método é bastante prático, pois permite lidar com um número maior de cobranças ao mesmo tempo. É também uma forma de evitar inadimplência devido à negligência ou à falta de organização da parte do cliente.
Cobrança humanizada
A forma como você aborda o cliente inadimplente faz toda a diferença no processo de recuperação de dívidas. Por isso, cada vez mais empresas adotam a cobrança humanizada como parte do processo.
Para isso, você deve conhecer o cliente que está recebendo a cobrança e entender por que ele pode ter se tornado inadimplente. A partir disso, é possível encontrar um acordo ideal entre ambos ou uma oferta que favoreça ambas as partes.
Como implementar negociações de dívida para evitar inadimplência prolongada?
A renegociação de dívidas é um dos métodos mais comuns para lidar com a inadimplência. Afinal, ainda é melhor para a empresa receber uma parte do que é devido do que ficar sem nada.
Existem dois caminhos mais comuns que podem ser tomados aqui. O primeiro é a renegociação de prazos, dando mais tempo para que o cliente pague sua dívida. Outra opção é reduzir os juros cobrados. Assim, o montante que precisa ser pago fica mais acessível.
Esse método não só aumenta suas chances de evitar uma inadimplência prolongada como também contribui com a reputação da sua marca. Uma negociação positiva ajuda a preservar sua imagem diante do público.
Como a cobrança extrajudicial pode ser uma solução eficiente?
Para fazer uma recuperação de dívidas e gestão de risco eficientes, o ideal é tentar resolver a dívida diretamente com o cliente. Esse método é chamado de cobrança extrajudicial e é a preferência na maioria dos casos, pois o retorno é mais rápido, menos burocrático e envolve menos conflitos.
Quando recorrer à cobrança judicial e como ela deve ser conduzida?
Quando não é possível negociar, a empresa pode recorrer a uma cobrança judicial. A justiça é acionada para garantir o pagamento da dívida, recorrendo a métodos como penhora de bens do devedor. Considerando que esse processo envolve seus próprios custos, o mais recomendado é que esse seja o último recurso, após todas as tentativas de negociação e acordos terem falhado ou sido rejeitadas.
Leia também: Entenda os impacto da LGPD na cobrança de dívidas
A recuperação de dívidas é um processo importante para toda empresa. Invariavelmente, a sua também terá que lidar com situações de inadimplência para manter um fluxo de caixa saudável. Sendo assim, ter um procedimento bem definido diminui bastante seu impacto.
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