Como a tecnologia na cobrança está transformando a recuperação de crédito

A tecnologia na cobrança oferece soluções inovadoras para otimizar o processo de recuperação de crédito. Leia e saiba como tornar os processos mais rápidos, eficientes e menos custosos....

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A tecnologia na cobrança está revolucionando a forma como as empresas lidam com a recuperação de crédito. Com o uso de ferramentas digitais e sistemas de automação, é possível cobrar de maneira mais eficiente, reduzir custos operacionais e melhorar os resultados financeiros.

Isso significa que o uso de IA, sistemas integrados e treinamento da equipe aumenta a eficiência do setor e a competitividade da empresa como um todo.

A Global oferece soluções tecnológicas completas, personalizadas para o seu negócio, garantindo uma recuperação de crédito eficaz e ágil. Quer saber como a tecnologia está sendo utilizada para transformar a cobrança e otimizar a recuperação de créditos pendentes? Leia o artigo e confira:

  • qual é a importância da tecnologia na cobrança para empresas B2B;
  • as principais aplicações da tecnologia na cobrança que estão transformando a recuperação de crédito;
  • como implementar a tecnologia na cobrança feita pela sua empresa.

Qual é a importância da tecnologia na cobrança para empresas B2B?

O desenvolvimento da tecnologia na cobrança permite a modernização dos processos em negociações, facilitando a dinâmica de recuperação de crédito. E o melhor de tudo: com custos acessíveis. No contexto da cobrança B2B, é natural que existam processos complexos, desencadeando a dedicação de muito tempo da equipe para recuperar crédito.

Nesse sentido, recorrer ao uso de automações é uma forma de reduzir as perdas e a dependência do trabalho manual. Para isso, a Global usa sistemas de automação e tecnologia de ponta para agilizar a cobrança, minimizar erros humanos e aumentar a eficiência no processo de recuperação de crédito.

Recentemente, o Índice Global de Recuperação de Crédito B2B divulgou números que revelam que o índice de recuperação de crédito chega a 98% em casos de cobrança entre um e 10 dias após o vencimento.

É importante perceber que, na faixa entre 11 e 20 dias, a recuperação de crédito cai para abaixo de 90% em todos os setores analisados. Isso revela a importância de investir na tecnologia na cobrança e ter um bom sistema de automação de cobrança, para que o contato seja o mais rápido possível e potencialize o total recuperado.

Confira as principais aplicações da tecnologia na cobrança que estão transformando a recuperação de crédito

É importante saber que já existem tecnologias disponíveis na atualidade que promovem a recuperação de crédito com eficiência. Conheça mais sobre as principais delas:

Software de cobrança e plataformas integradas

Um software de cobrança faz a emissão automática de notificações, controla os recebíveis, emite relatórios financeiros, tem integração bancária e de CRM de cobrança.

Por isso mesmo, é uma plataforma que auxilia na organização e no monitoramento desse tipo de necessidade. Além disso, permite que a comunicação tenha maior eficiência ao sinalizar quais são os clientes com valores em aberto, otimizando o acompanhamento promovido pela equipe de cobrança.

Sistemas de automação da cobrança

Sistemas de automação atuam na cobrança preventiva enviando lembretes e alertas para o consumidor utilizando múltiplos canais como e-mail, SMS e WhatsApp. Isso ajuda a minimizar os riscos de erros humanos, permite um ganho expressivo na agilidade e padroniza as ações de cobrança.

Esse conjunto de fatores proporciona maior efetividade em todo o processo, viabilizando ganhos expressivos de eficiência para a empresa.

Inteligência artificial aplicada à cobrança

A inteligência artificial atua na análise do perfil dos clientes, prevendo riscos de inadimplência e viabilizando a personalização das estratégias de cobrança. Sendo assim, o uso de assistentes virtuais e chatbots possibilita automatização de atendimento, emitindo segunda via de boleto sem a dependência de intervenção humana, por exemplo.

Com a agilidade na resposta, as negociações são mais eficazes, mantendo a satisfação dos clientes.

CRM para gestão da carteira de clientes

O CRM é usado para manter um bom relacionamento com clientes ativos e potenciais, mas a ferramenta também contribui para manter o registro de negociações com clientes inadimplentes e organizar a carteira.

Assim, ela permite a categorização de perfis, valores de dívidas, histórico e, a partir de então, é possível definir estratégias personalizadas de abordagem. O objetivo é que a integração do CRM com o sistema de cobrança torne a recuperação de crédito muito mais eficiente.

Como implementar a tecnologia na cobrança feita pela sua empresa?

Para que sua empresa se beneficie da tecnologia, siga esses passos:

Avalie a necessidade da empresa

Determine quais soluções tecnológicas são necessárias para sua empresa, levando em consideração o porte e a complexidade das operações.

Escolha a ferramenta certa

A escolha de ferramentas deve ser personalizada para seu negócio, com base no orçamento disponível e nas necessidades específicas.

Treine sua equipe

Capacite sua equipe para utilizar as ferramentas de forma eficaz, garantindo que todas as funcionalidades sejam exploradas ao máximo.

Não se esqueça de que a Global oferece consultoria personalizada para implementar tecnologias de cobrança, com foco em agilidade e resultados financeiros.

Integre sistemas financeiros e CRM

A integração entre os sistemas de gestão financeira e CRM é essencial para a fluidez e eficiência do processo.

Leia também: Por que investir no serviço de cobrança terceirizada?

Como vimos até aqui, a Global oferece soluções completas, aproveitando o desenvolvimento da tecnologia na cobrança, desde a automação até o uso de IA para análise de risco de crédito.

Aproveite para entrar em contato com nossa equipe e conte com nossos especialistas para implementar essas e outras soluções de forma eficaz, personalizando a abordagem de cobrança para o seu modelo de negócios.

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Como funciona o serviço preventivo de cobrança?

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Como faço uma requisição de dados?

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Quais são os benefícios?

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O que é o BPO Financeiro?

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