Cobrança B2B — conheça estratégias para otimizar processos e resultados na sua empresa

A cobrança B2B é um desafio que exige estratégias específicas para garantir eficiência e preservar relações comerciais. Leia o artigo e saiba mais sobre o assunto....

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Você sabia que, segundo dados da FTI Consulting, o risco médio das empresas brasileiras faltarem com seus compromissos financeiros em um ano é de 6,27%? Isso significa que é importante se precaver e ter uma boa gestão de cobrança B2B para manter o seu negócio financeiramente seguro.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. Você vai conferir:

  • quais são os principais desafios da cobrança B2B;
  • como a automação de processos pode ajudar a otimizar a cobrança B2B;
  • quais são as melhores práticas para realizar a cobrança preventiva em B2B;
  • quando é a hora certa de terceirizar a cobrança B2B.

Quais são os principais desafios da cobrança B2B?

A cobrança B2B inclui lidar com os prazos longos de pagamento, que costumam ser bem mais flexíveis do que no B2C. Isso porque as empresas frequentemente negociam prazos maiores — 30, 60, 90 dias ou até mais — e isso exige uma gestão rigorosa para garantir que o dinheiro entre no caixa no prazo combinado.

Outro problema comum é o alto volume de contas a receber, já que, muitas vezes, há contratos com múltiplos clientes, cada um com condições e prazos específicos. Monitorar tudo isso pode virar um pesadelo sem um sistema eficiente.

Além disso, existe a questão das relações comerciais delicadas. No B2B, o cliente é mais do que um consumidor: ele pode ser um parceiro estratégico de longo prazo. Então, cobrar de forma muito incisiva pode afetar a relação e até comprometer futuros negócios.

Por fim, há o desafio dos processos manuais. Sem ferramentas automatizadas, as equipes acabam gastando muito tempo em tarefas repetitivas, como emitir boletos e enviar lembretes de pagamento.

Como a automação de processos pode ajudar a otimizar a cobrança B2B?

Usar tecnologia para automatizar tarefas repetitivas pode transformar sua rotina de cobranças e, ainda, facilitar o fluxo de caixa.

Assim, em vez de ter que lembrar de cada boleto vencendo, o sistema faz o disparo automático de lembretes para os clientes. Estes podem ser e-mails, mensagens ou até notificações personalizadas, dependendo da configuração desejada.

Outra vantagem é a criação de fluxos de trabalho personalizados, como processos para, caso o cliente não pague no vencimento, o envio de lembretes em etapas: primeiro um e-mail amigável, depois uma mensagem mais direta e, se necessário, uma notificação de cobrança formal. Tudo isso sem a necessidade de acompanhar cada caso manualmente.

Além disso, a automação ajuda a reduzir erros e economiza um bom tempo que seria gasto organizando planilhas e registros. No fim, sua empresa ganha eficiência, melhora o relacionamento com os clientes e libera sua equipe para focar no crescimento do negócio.

Quais são as melhores práticas para realizar a cobrança preventiva em B2B?

A cobrança preventiva em B2B é uma forma de evitar a inadimplência e, ao mesmo tempo, manter o seu fluxo de caixa sempre em dia. Entre as melhores práticas para aplicar essa estratégia estão:

  • estabeleça uma política de crédito clara, considerando histórico financeiro, capacidade de pagamento e análise de risco do cliente;
  • realize análise de crédito regular utilizando ferramentas específicas para identificar riscos antes de conceder crédito;
  • automatize os processos de faturamento por meio de um sistema de ERP ou CRM de cobrança;
  • envie lembretes antes do vencimento por meio de e-mails ou mensagens automatizadas;
  • ofereça diferentes formas de pagamento para facilitar a recuperação de crédito;
  • adote uma comunicação proativa;
  • ofereça incentivos para pagamento antecipado;
  • monitore indicadores de inadimplência como prazo médio de pagamento (PMP) e índice de inadimplência a fim de identificar tendências e ajustar suas estratégias;
  • treine a equipe de cobrança para realizar abordagens amigáveis e profissionais, enfatizando o respeito ao cliente;
  • personalize a comunicação para cada cliente no ambiente B2B, considerando que pessoas reais receberão a sua mensagem;
  • entenda o perfil de cada cliente e ajuste o tom de voz e o canal para que sua mensagem seja recebida de forma adequada.

Quando é a hora certa de terceirizar a cobrança B2B?

Está com dificuldade em cobrar dos clientes e ainda cuidar de todas as outras demandas da empresa? Talvez seja a hora de pensar em terceirizar a cobrança B2B! Aqui vão alguns sinais de que você pode estar precisando de ajuda especializada:

  • falta de tempo: quando sua equipe gasta horas com cobranças e ainda assim não dá conta de tudo;
  • alta inadimplência: quando os atrasos começam a pesar no caixa;
  • processos confusos: se organizar as contas a receber parece um quebra-cabeça sem fim;
  • impacto nas relações comerciais: cobrar de maneira inadequada pode arranhar a relação com clientes.

Leia também: Como reduzir a inadimplência em empresas B2B?

Terceirizar é uma forma de ganhar eficiência e profissionalismo. A Global é uma parceira estratégica que traz tecnologia, processos organizados e uma abordagem que preserva os bons relacionamentos.

Assim, entendendo melhor como funciona a cobrança B2B e como investir na terceirização pode deixar esse processo mais fácil, será muito mais fácil e amigável garantir o pagamento dos seus clientes em tempo hábil, melhorando o fluxo de caixa e a comunicação com essas organizações.

Se interessou por esse serviço? Então descubra como Global pode ajudar sua empresa a otimizar a cobrança B2B e melhorar seus resultados!

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Como funciona a cobrança?
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Como funciona a cobrança jurídica?

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Como funciona o serviço preventivo de cobrança?

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Como faço uma requisição de dados?

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Quais são os benefícios?

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O que é o BPO Financeiro?

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Como funciona a cobrança jurídica?

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Qual é a política de privacidade?

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Como faço para excluir meus dados?

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