Ao falar sobre clientes inadimplentes, é fácil cair na armadilha de achar que todos os casos serão resolvidos da mesma forma. Entretanto, por trás de cada imprevisto, frequentemente há dificuldades financeiras e, em alguns casos, receio de enfrentar a situação.
Entender o lado humano e desenvolver uma gestão de cobrança mais eficaz e personalizada é fundamental, não apenas para demonstrar empatia, mas também para conseguir resolver o problema. E, se você quer entender melhor o assunto, continue a leitura!
O que caracteriza um cliente inadimplente?
A inadimplência se configura quando um indivíduo ou uma organização deixa de cumprir uma obrigação financeira dentro do prazo estabelecido.
Ou seja, um cliente inadimplente é aquele que, por alguma razão, não realizou o pagamento na data combinada, gerando consequências tanto para ele quanto para a empresa.
O consumidor em questão pode apresentar algumas características, como atrasos frequentes na quitação de débitos, dificuldades financeiras e baixa previsibilidade nos pagamentos.
Identificar essas características é importante para que a empresa possa gerenciar riscos e agir de forma preventiva, adaptando os métodos de cobrança de acordo com o perfil de cada consumidor.
Quais são as causas da inadimplência?
Um cliente inadimplente pode estar nessa situação por diversas razões e, muitas vezes, não por um único fator isolado.
Em relação aos principais motivos, podemos citar:
Causas econômicas e financeiras
O crescimento da inadimplência geralmente está ligado a fatores econômicos, como o aumento do desemprego ou crises recorrentes.
Além disso, o aumento da taxa de juros também é um fator que contribui para isso, pois encarece o crédito e compromete ainda mais a capacidade de pagamento de um indivíduo ou de uma empresa.
Outro fator significativo é o aumento da inflação, que afeta diretamente os trabalhadores, já que o salário nem sempre acompanha a alta dos preços.
Quando o custo de vida sobe e o acesso a crédito se torna mais restrito, é comum que as pessoas priorizem despesas básicas e essenciais, deixando outras obrigações financeiras em segundo plano.
Causas comportamentais e psicológicas
Um cliente inadimplente também pode estar com dificuldades de organizar sua vida financeira, cortar gastos ou criar um planejamento financeiro pessoal.
Portanto, além das causas econômicas e coletivas, como desemprego e inflação, fatores individuais também influenciam diretamente a inadimplência.
Entender essas causas auxilia na gestão da inadimplência e a criar estratégias de cobrança mais humanizadas, que podem contribuir para a recuperação de crédito e liquidez.
Identificando os diferentes perfis de inadimplentes e os motivos que causam atrasos nos pagamentos, a empresa pode personalizar sua abordagem de comunicação, tornando o processo mais empático.
Estratégias de cobrança que consideram a realidade individual do cliente inadimplente, como a flexibilidade de prazos, fortalecem o relacionamento com o consumidor e trazem resultados mais efetivos.
Como segmentar e abordar clientes inadimplentes?
O perfil de cliente inadimplente pode mudar de acordo com sua realidade financeira, valores pendentes, taxa de juros cobrada, entre outros. E é por isso que a segmentação desse público é tão importante.
Consumidores com atrasos mais recentes, por exemplo, podem ser lembrados com uma simples notificação, enquanto os mais antigos podem exigir negociações específicas e acordos extrajudiciais.
Segmentação de clientes inadimplentes
Segmentar o cliente inadimplente tornará as estratégias de cobrança mais empáticas e respeitosas.
Ao classificar o consumidor com base em características como valor do montante atrasado, histórico de pagamento e período, fica mais fácil identificar aqueles que estão mais propensos a quitar as pendências e os que precisam de uma negociação personalizada.
Modelos de segmentação, como os de leads quentes e leads frios, podem otimizar as ações de cobrança ao adaptar a abordagem conforme o perfil do cliente inadimplente.
Por exemplo, leads quentes (que demonstram maior interesse), podem ser abordados com lembretes ou mensagem rápidas, enquanto leads frios, costumam exigir abordagens mais personalizadas, como propostas de pagamento flexíveis e com prazo maior.
Estratégias de abordagens para diferentes perfis
Como podemos ver, a abordagem para lidar com o cliente inadimplente muda de acordo com a situação.
Personalizar a abordagem conforme o perfil do cliente inadimplente é fundamental. Usar um tom de comunicação humanizado, prazos flexíveis ou descontos ajuda a facilitar o pagamento dentro do período desejado.
Para clientes com dificuldades financeiras e débitos mais antigos, negociações mais personalizadas e acessíveis funcionam melhor, enquanto clientes com atrasos recentes respondem bem a lembretes amigáveis e objetivos.
Como a Global pode ajudar sua empresa a lidar com o cliente inadimplente?
A Global Hub de Soluções de Relacionamento e Cobrança é especialista no desenvolvimento de estratégias personalizadas que tornam sua cobrança mais eficiente.
Nossas soluções estratégicas envolvem o uso de tecnologias específicas e integradas, além de uma equipe preparada para lidar com a individualidade do cliente e identificar a melhor forma de entrar em contato com ele.
Trabalhamos com análise de comportamento financeiro, análise de risco e negociação personalizada, até mesmo com cobranças presenciais, quando necessário.
Deseja otimizar a gestão da cobrança?Entre em contato com um especialista da Global para saber como podemos melhorar sua recuperação de crédito.