A cobrança humanizada é um conceito cada vez mais utilizado por empresas que buscam manter uma boa relação com seus clientes, mesmo em situações de inadimplência. Afinal, ao optar por um processo de cobrança respeitoso e empático, as empresas conseguem aumentar as chances de recuperação de crédito sem prejudicar a confiança e o relacionamento com seus clientes.
Esse processo foi impulsionado pelas inovações tecnológicas dos últimos anos e pelas mudanças no perfil do consumidor, que está cada vez mais exigente e conectado. Com isso, é preciso entender a importância de revolucionar o modo de cobrança.
Continue a leitura e saiba mais sobre:
- o que é cobrança humanizada;
- como a cobrança humanizada pode melhorar a aumentar a recuperação de créditos;
- três estratégias para uma cobrança respeitosa;
- como a Global pode ajudar a sua empresa com a cobrança humanizada.
O que é cobrança humanizada?
A cobrança humanizada consiste no processo normal de cobrança de pagamentos e recebíveis, mas com uma abordagem mais empática e respeitosa, focada no perfil de cada consumidor.
Ou seja, ao invés de colocar em prática métodos muito insistentes, como os utilizados no passado, o objetivo é tornar a negociação mais simples e prática, evitando o desgaste e o estresse que os processos de cobrança podem causar.
Normalmente, esses processos envolviam várias ligações e um tipo de estratégia que não costumava ser amigável. Atualmente, uma cobrança feita com compreensão e personalização tem muito mais chance de sucesso e faz com que você mantenha um bom relacionamento com o seu público-alvo.
Como a cobrança humanizada pode melhorar a aumentar a recuperação de créditos?
Como vimos até aqui, a cobrança humanizada está transformando a forma como as empresas se relacionam com os clientes inadimplentes, uma vez que prioriza o diálogo, a empatia, a escuta ativa e a compreensão da realidade do consumidor.
Muitas vezes, com a negociação ideal, é possível resolver o problema da inadimplência individual, fazendo com que as duas partes envolvidas se sintam satisfeitas com o resultado final.
Ao adaptar o tom da conversa e a abordagem ao perfil do consumidor, considerando seu histórico de compras, seu momento financeiro, sua faixa de renda e o canal de contato que ele prefere, é possível criar uma estratégia mais eficaz.
Por exemplo, se o cliente prefere que o contato seja realizado pelo WhatsApp, a melhor opção é usar esse canal de comunicação. Dessa forma, a cobrança humanizada leva em conta as preferências do consumidor e, claro, as possibilidades da empresa.
Além disso, talvez você se lembre de como era o processo de gestão de inadimplência nos últimos anos: algumas empresas achavam que a única forma de resolver a questão era pressionando o consumidor a pagar todas as suas pendências financeiras.
Atualmente, existem formas muito mais amigáveis de encontrar uma solução. O consumidor pode apenas estar esperando a possibilidade de receber uma negociação para que assim possa quitar todos os débitos pendentes.
Quando ele percebe que está lidando com uma empresa que realmente tem empatia com a sua situação e abertura para uma negociação justa, a sua percepção em relação ao negócio muda totalmente.
Esse tipo de relação com o público-alvo evita conflitos desnecessários e demonstra que a cobrança consiste em pensar em soluções viáveis para os dois lados. Afinal, a empresa pode apresentar suas condições conforme o planejamento financeiro, desde que sejam vantajosas para você e sua equipe
Conheça três estratégias para uma cobrança respeitosa
Agora que você já conhece os benefícios de uma cobrança humanizada, entenda como aplicá-la na prática por meio das nossas dicas:
Aposte na capacitação das equipes
Treinar os profissionais para essa função é fundamental para que a cobrança humanizada possa trazer bons resultados. O treinamento envolve utilizar uma linguagem respeitosa e apropriada, além de apresentar soluções personalizadas.
Ofereça diferentes canais de comunicação
Disponibilize mais de um canal de contato para o cliente se sentir mais confortável para conversar sobre as pendências financeiras.
Invista na escuta ativa
A escuta ativa é um dos principais pilares da cobrança humanizada. Ouça atentamente o seu cliente para entender qual é o seu perfil e o melhor método de cobrança para ele.
Como a Global pode ajudar a sua empresa com a cobrança humanizada?
Com a Global, sua empresa consegue desenvolver a melhor estratégia de cobrança humanizada e melhorar o relacionamento com seus clientes. Entre nossas soluções, realizamos cobranças internacionais, respeitando diferentes legislações e regras do comércio exterior.
Oferecemos soluções para cobranças B2B e B2C e entendemos que cada modelo de negócio tem suas particularidades, por isso adaptamos a abordagem de acordo com o perfil do cliente: enquanto no B2B o foco é em outros negócios, no B2C é necessário priorizar o contato direto com o consumidor final.
Nossas equipes são treinadas e capacitadas, com conhecimento em métodos de cobrança e objetivo de recuperar crédito e trazer mais liquidez para o seu negócio.
Para isso, utilizamos as melhores tecnologias do mercado, como o CRM de cobrança, que centraliza, organiza e armazena as informações em uma única ferramenta, otimizando o acompanhamento e monitoramento do histórico do cliente.
Todas as soluções da Global permitem o gerenciamento em um único local e de forma integrada. Quer saber como melhorar os processos da sua empresa por meio da cobrança humanizada? Entre em contato com nossos especialistas e entenda!