A integração de tecnologias nas novas tendências em cobrança está transformando o setor, permitindo que as empresas melhorem seus resultados na recuperação de crédito e fortaleçam o relacionamento com seus clientes.
Ferramentas como inteligência artificial, aprendizado de máquina (machine learning) e chatbots tornam o processo de cobrança mais ágil e menos invasivo, exemplificando bem essa transformação digital. No artigo de hoje, você vai saber tudo sobre o assunto. Confira!
Como a tecnologia está revolucionando o processo de cobrança?
As inovações tecnológicas aplicadas à cobrança consolidaram-se como práticas essenciais no setor. O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e, com ele, surgiram novas exigências, como transparência e flexibilidade.
As tecnologias atuais facilitam o processo de cobrança ao organizar dados e permitir uma comunicação personalizada, adaptando as abordagens ao perfil de cada cliente.
Os avanços da inteligência artificial, da automação e da digitalização dos processos trazem benefícios para as empresas que precisam lidar com a inadimplência e aumentar a taxa de recuperação de crédito.
Dentre as principais tendências em cobrança, podemos citar:
- Redução de custos:as soluções tecnológicas permitem a automação de atividades, reduzindo a necessidade de uma grande equipe para tarefas tradicionais;
- Agilidade:processos que, antes, levavam horas para serem concluídos agora podem ser feitos em poucos minutos;
- Eficiência nas operações:as tecnologias existentes auxiliam na realização das tarefas, diminuindo a ocorrência de erros ou falhas;
- Atendimento 24/7:os chatbots, por exemplo, funcionam o tempo todo e otimizam o trabalho dos colaboradores.
As principais tendências tecnológicas que estão impactando a cobrança
As tendências em cobrança, que estão revolucionando a forma como esse processo é realizado, também podem ser aplicadas na sua empresa.
Embora cada empresa tenha características e metas próprias, a maioria pode se beneficiar de ferramentas tecnológicas voltadas ao setor financeiro, pois elas possuem funções específicas para ajudar você a realizar determinadas tarefas.
O setor de cobrança abrange diversas atividades, como análise de crédito, avaliação de risco, negociação e controle de pagamentos — e a tecnologia adequada contribui diretamente na execução eficiente de cada uma dessas etapas.
Inteligência artificial e machine learning
A inteligência artificial e o machine learning proporcionam mudanças disruptivas em diversas áreas. No setor de cobrança, as empresas buscam soluções personalizadas para lidar com a inadimplência e entender padrões de comportamento do consumidor.
Com o aumento no volume de débitos pendentes, torna-se inviável para as empresas conduzirem manualmente todos os processos relacionados à cobrança. Ou seja, é preciso pensar em formas de otimizar o recebimento desses valores.
Plataformas de automação robótica e soluções de análise preditiva otimizam as negociações e estão entre as tecnologias mais eficazes nas novas práticas de cobrança.
Chatbots e automação de cobrança
Oschatbots e os processos de automação agilizam a recuperação de crédito e as negociações, permitindo interações mais rápidas e objetivas com clientes e inadimplentes.
Isso porque essas tendências em cobrança melhoram a comunicação, oferecendo as informações necessárias sobre opções e condições de pagamento, sem interferência humana.
Os chatbots melhoram a experiência do cliente, pois ele pode obter respostas a qualquer momento (inclusive em feriados e finais de semana), além de tornar o atendimento menos invasivo.
Por isso, chatbots e automação estão entre as principais formas de cobrança da atualidade.
Pagamento digital e facilidade no processo de quitação
A adoção de ferramentas como pix, cartão de crédito e wallet para pagamento de débitos pendentes facilitam o pagamento, tornando-o mais rápido e simples.
Com isso, o relacionamento com o cliente se fortalece, tornando o processo mais amigável e flexível, já que ele pode escolher a forma de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades.
As alternativas digitais otimizam o pagamento de débitos, eliminando obstáculos que, muitas vezes, dificultam a regularização de valores pendentes.
Com isso, os pagamentos digitais podem ser considerados uma das melhores tendências em cobrança.
Como a Global pode ajudar sua empresa a adotar essas novas tendências em cobrança?
O setor financeiro foi muito beneficiado pela transformação e pelo crescimento da tecnologia nos últimos anos.
Softwares eferramentas de automação estão presentes em processos de cobrança, pagamento, gestão do fluxo de caixa, análise de documentos contábeis e muito mais.
No contexto das novas tendências em cobrança, diversas ferramentas tecnológicas podem ser aplicadas de forma eficaz para apoiar esse processo.
Oferecemos soluções personalizadas com base nos seus objetivos, metas e desafios, auxiliando na escolha e implementação das tecnologias mais adequadas à rotina financeira da sua empresa.
Desse modo, você poderá utilizar as tendências em cobrança para otimizar a recuperação de crédito e diminuir o número de débitos pendentes.
Está pronto para inovar na cobrança e melhorar seus resultados?Fale com a Global e descubra como as novas tendências podem transformar sua cobrança!