O processo de cadastro de clientes é uma etapa essencial para o gerenciamento de qualquer empresa. É nele que estão […]

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O processo de cadastro de clientes é uma etapa essencial para o gerenciamento de qualquer empresa. É nele que estão as informações não só para o contato, mas também para a definição de estratégias de venda. Logo, todo negócio deve ter um sistema capaz de registrar os principais dados de seus consumidores.

No entanto, durante esse processo, a gestão pode encontrar dificuldades em administrar essas informações de forma útil. Inclusive, de obter uma maneira de acessá-las com mais facilidade.

Pensando nisso, resolvemos juntar as principais dicas de como melhorar o cadastro de seus clientes. Confira!

Qual é a importância de contar com um bom processo de cadastro de clientes?

Mais do que oferecer bons produtos e serviços, uma parte fundamental da gestão de clientes está no atendimento. Os fundamentos dessa área não estão apenas no contato com consumidor, apesar de ser uma parte importante do processo, também estão no registro e manutenção das informações. Sendo assim, o sistema de cadastro é uma forma de investir na gestão dos dados dos clientes e, consequentemente, fortalecer o atendimento.

Além disso, contar com um bom processo de cadastro proporciona, por exemplo:

  • expansão da carteira de clientes;
  • oportunidade de traçar estratégias e ações mais alinhadas;
  • melhora a tomada de decisões;
  • atendimento mais eficaz.

Como melhorar o processo de cadastro de clientes? Veja 4 dicas!

Como podemos ver, a gestão do cadastro de clientes é uma ótima forma de melhorar o atendimento e também tornar muitos processos de decisão mais efetivos. Porém, existem algumas táticas para tornar essa iniciativa mais efetiva. Vamos saber quais são a seguir!

1. Consolide todas as informações em um único sistema

Na intenção de aprimorar o processo de cadastro, é comum que muitas informações estejam perdidas, ou mesmo, localizadas em outros registros da empresa. O ideal é que os dados possam ser acessados em um só lugar, até para facilitar não só o contato, mas também o momento de determinar estratégias de marketing e atendimento personalizado.

Por exemplo, no caso de uma situação de inadimplência, ter informações sobre o comportamento do cliente será fundamental para definir a melhor abordagem. Porém, se esses dados estão espalhados, como o histórico de compras no setor de vendas, o contato no atendimento e assim por diante, é difícil conseguir ter um contato eficiente.

2. Segmente os cadastros

Aqui, não é apenas necessário padronizar o cadastro de clientes, também é interessante ter um mesmo esquema para fornecedores, segmentando de acordo com características como região, faturamento, preferência de pagamento, etc.

Isso é fundamental para ajudar a gestão na hora da pesquisa, assim como, para as estratégias de marketing e de expansão de parcerias. Novamente destacamos que essas iniciativas ajudam na organização da informação, assim como o acesso mais fácil por parte do atendimento a esses dados.

3. Padronize as informações

As informações são a base do cadastro de clientes, elas são fundamentais para gerar oportunidades de negócio. Nesse quesito, é interessante padronizar os dados dos consumidores, até para facilitar a consulta por parte do atendimento.

Uma dica é começar pelas informações básicas, como nome, telefone, e-mail, RG, etc. Depois, detalhar o perfil de compra, a frequência das vendas, por exemplo. Por fim, o histórico do cliente, como informações sobre atendimento, acesso ao site, isto é todas as ações dele em relação à empresa.

4. Terceirize a cobrança

Entre um dos processos que dependem totalmente do cadastro de clientes está a cobrança. Esse é um setor que precisa não só do atendimento, mas de outros setores como o de vendas e até o financeiro. Sendo assim, a organização das informações é um fator muito importante para que ela seja realizada com segurança.

No entanto, não podemos negar que nem sempre é uma tarefa fácil. Negociar débitos diretamente com o cliente, muitas vezes, entrando em contato por telefone, pode ser um fator decisivo para muitos negócios.

Uma palavra errada, uma alteração na voz do atendente e a relação com o consumidor é alterada para sempre. Por isso, a contratação de uma empresa especialista em cobrança é a melhor solução.

O negócio não só contará com uma parceria que será capaz de trazer atendimento adequado com profissionais treinados, mas também, mais profissionalismo no contato, acesso a softwares que ajudarão na gestão e cadastro de clientes, além de suporte jurídico dependendo da companhia.

Por que contar com a Global Soluções para o seu cadastro de clientes?

Um dos últimos passos para o aperfeiçoamento da gestão de clientes está em lidar com a inadimplência. Esse é um assunto complexo que envolve entender o perfil do cliente, a situação do mercado e também em ter uma equipe de profissionais qualificados. Afinal, quando o assunto é cobrança, deve-se investir bastante em atendimento.

A Global não só se orgulha de fornecer o suporte adequado para a cobrança, como também ter atendentes preparados para oferecer o melhor para o seu negócio. Temos um sistema de gestão que te ajuda a analisar os riscos de negociações tanto nacionais quanto internacionais. Oferecemos suporte para todo o ciclo de cobrança, desde a confirmação da venda até os dias de atraso de pagamento.

Também temos um sistema personalizado para contato com agente digital com reconhecimento por voz, multi canal e até relatórios para ajudar no monitoramento das estratégias. Além de suporte judicial, com advogados especializados em cobranças. Portanto, somos o parceiro ideal para a sua empresa crescer comercialmente e ter um melhor controle financeiro.

Como pudemos ver ao longo deste texto, o processo de cadastro de clientes é uma ação fundamental para a empresa obter melhor controle de suas ações com os consumidores. Afinal, trabalhar para ter um sistema de registro e gerenciamento das informações de seus clientes, pode não só trazer mais facilidade para o atendimento, como ser o ponto de virada para as tomadas de decisão: quanto mais se sabe, mais o negócio consegue criar estratégias personalizadas que falem realmente com seus consumidores. Além de ser muito importante para melhorar os processos de cobrança.

Está procurando por um parceiro estratégico que lhe ajude a melhorar a cobrança e atendimento de seu negócio? Conheça as soluções da Global!

Contamos com as melhores soluções financeiras para que você atinja os resultados esperados na sua empresa. Ou se já nos conhece, entre em contato com um especialista!

 

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